Infertilidade Masculina

Por vezes o problema de um casal não conseguir ter filho não é somente por causa da infertilidade feminina,  o homem também pode ser infértil. Mas é claro que nem sempre isso significa que o casal não poderá gerar um bebê, por vezes com alguns tratamentos essa infertilidade masculina pode ser revertida. Aproximadamente 15% dos casais que querem ter filhos apresentam alguma dificuldade. Se depois de um ano de tentativas a gravidez ainda não apareceu, é hora de procurar um especialista para saber o que está acontecendo. A mulher será examinada por um ginecologista e o homem por um urologista.

Depois de avaliar  a vida sexual do casal, o homem será submetido a testes laboratoriais para saber se há algum problema. Geralmente os exames pedidos são para verificar problemas de ereção e de ejaculação, além de um espermograma para saber a quantidade de espermatozóide que o homem ejacula.

Caso o espermograma dê menos que 20 milhões de espermatozóides por mililitro de esperma é constatado que o esperma do homem não tem espermatozóides suficientes para chegar até a trompa da mulher e assim fecundar o óvulo.

A baixa quantidade de espermatozóides pode ser fruto de infecções ou alterações hormonais e na maioria das vezes é totalmente tratável. Outro fator que pode causar a infertilidade masculina é o tabagismo, já que esse ato reduz a qualidade do sêmen e a quantidade dos espermatozóides sadios; esse processo só pode ser revertido quando o homem para de fumar.

O mesmo pode acontecer com alguns tipos de medicamentos que por ventura o homem esteja a tomar,  sendo assim é recomendado que o casal só volte a tentar uma gravidez quando o homem encerrar o tratamento e ficar livre do medicamento que reduz a quantidade de sêmen e de espermatozóides.

Outro fator que causa a infertilidade masculina é a obesidade, que também pode ser revertida com exercícios e uma alimentação saudável. O stress também pode prejudicar o homem, já que ele é um dos fatores que causam a impotência masculina.

Depois de todos esses fatores analisados pelo urologista, o médico é que vai decidir qual é o melhor tratamento para o homem para que ele possa engravidar a mulher. Caso a quantidade de espermatozóide for  insuficiente, o casal pode tentar uma fertilização in vitro para poder ter o bebê.

O importante é saber que a infertilidade masculina não é algo irreversível, já que às vezes ela é causada pelo estilo de vida da própria pessoa. Pequenas mudanças de hábito recomendadas pelo urologista poderão fazer essa infertilidade ser revertida.

Existe porém outras causas da infertilidade masculina e que obviamente podem ser detectadas pelo urologista, abaixo segue as mais comuns:

– Anomalias anatómicas
– Tumores malignos
– Causa desconhecida (idiopática)
– Ejaculação retrógrada
– Anomalias do cariótipo
– Anomalias endócrinas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

6
Deixe um comentário

5 Comentários da discussão
1 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
6 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Eliane

gostaria de tirar uma duvida meu marido tem 5% de esperma ,mas quando ejacula morre em 1 hora , ha chance de reverter isso?

rubia

meu marido teve caxumbá quando era garoto,faz 15 anos que estamos casados e eu não consigo engravidar,o esperma dele é muito baixo.Se fizermos um tratamento,uma insiminação será que conseguirei ficar gravida?

rodrigues

eu e meu parceiro queremos ter um bebê.. ela tem porcentagem baixa de espermatozoide, é possível a gente ter um filho sem tratamento?

rodrigues

meu esposo teve caxumba e o espermograma deu baixa porcentagem de espermatozoides. posso ter esperança de
engravidar com tratamento? já que estou casada 15 anos?

mmaria de fatima

ququero ser mae de um casamento novo. eu ja tenho filhos do primeiro casamento meu marido tbm tem , so q agora deu ele fez uns exames de espermatizoide q deu uma percentagem muito baixa.. sera possivel isso_? ele n bebe, nao fuma, nao toma remedio nenhum, nem e obeso. por favor aguardo resposta vosso

sonhadora

quero ser mãe de novo,mas o esperma dele esta baixo,75%,como aumentar os espermas.se porvenura termos um filho agora corre risco de vir com problemas mentais?