InícioSaúdeImportância do Magnésio no organismo

Importância do Magnésio no organismo

Publicado em

Nos últimos posts temos falado sobre saúde, bem estar, vitaminas, suplementos alimentares, alimentação saudável, ansiedade e depressão , bom funcionamento dos intestinos, etc.

Em razão do nosso dia a dia ser muito mais estressante do que era há algumas décadas, descuramos da nossa alimentação e de nossa saúde; e isso pode trazer consequências graves no futuro.

Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, preferencialmente orgânicos ajuda a nutrir nosso organismo, porém complementar a nossa nutrição com um suplemento alimentar ajuda bastante.

importancia-magnesio-no-organismo

Hoje vamos falar um pouco sobre a importância do Magnésio em nossa saúde. O magnésio é um elemento químico que pertence ao grupo dos metais alcalinoterrosos. A maior parte do magnésio no organismo encontra-se nos ossos, porém o mesmo encontra-se presente em 450 funções orgânicas, presente no cabelo, no cérebro, nas unhas, no coração, nos músculos, etc.

O Magnésio está presente na maioria dos alimentos, principalmente, nas folhas verdes das hortaliças, nas sementes, nozes, leguminosas e cereais integrais. Sua carência pode ocasionar uma série de sintomas como por exemplo insónia, irritabilidade, falta de memória, osteoporose, náuseas, fraqueza e tremores musculares, nervosismo, desorientação, alucinações, cálculos renais, taquicardia, ansiedade, anemia, alterações na pressão sanguínea, etc.

A deficiência de magnésio no organismo pode estar associada a dietas com quantidades insuficientes desse mineral. Outros fatores podem ocasionar também a insuficiência de Magnésio, como  situações de stress, deficiência de vitamina B6, ingestão de bebidas alcoólicas, ingestão excessiva de laxantes, diuréticos,  tabagismo, problemas endócrinos como e doenças da tireóide , etc.

 Alimentos ricos em Magnésio

Sementes de abóbora, ervilha, mandioca, lentilhas, quiabo, uva passa, soja,  farelo de arroz, gérmen de trigo, farinha de centeio, granola,  amêndoas, avelã, castanha-do-pará, amendoim, sementes de girassol, alcachofra, espinafre, couve, beterraba, iogurtes, arroz integral,  abacate, ameixa, banana, suco de laranja, etc.

Poderá obter maiores informações em:

Tua saúde – Magnésio

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados