InícioCasa e DecoraçãoHistória da Ikebana - Arte Japonesa

História da Ikebana – Arte Japonesa

Publicado em

O povo oriental tem muito a nos ensinar em relação ao respeito pelo próximo, amor a natureza  e preservação do nosso planeta. Um exemplo disso é a Ikebana, uma arte que nasceu há mais de 1.000 anos e teve origem no ritual onde as pessoas faziam arranjos de flores para oferecer ao Buda, aos deuses e aos antepassados falecidos.

No Japão, onde ganhou notoriedade, a Ikebana  passou a ser desenvolvida por homens e mulheres que tinham interesse em desenvolver suas habilidades de concentração, observação e harmonização do ambiente. A arte do Ikebana é considerada uma forma de meditação, já que também leva ao praticante à uma harmonização interior. A palavra “Ikebana” em japonês significa “flores vivas ou vivificação floral”.

historia-do-Ikebana-Yoshiko-Nakamura

Ikebana de Yoshiko Nakamura em Seattle Center,Seattle (Washington as part of the 2008 Cherry Blossom Festival).
Foto de Joe Mabel © – Wikipédia

A arte Ikebana possui diversos estilos como por exemplo o Ikenobo, onde os arranjos de flores são devotados aos deuses e aos antepassados, com galhos que saem do vaso simetricamente, ou o estilo Sogetsu onde se utiliza todo tipo de material artificial, como plástico e sintéticos. Cada estilo de arranjo floral tem um nome e forma diferente, e segue um conjunto de regras e técnicas na sua elaboração.

A arte Ikebana, inclui vaso, caules, folhas, ramos e flores. Cada Ikebana é pensado, elaborado e criado a pensar na natureza, baseando-se em três pontos principais que simbolizam o céu, a terra e o homem. No vaso, sol, terra e luz, também estão representados, e o arranjo deve ser composto baseado em medidas pré determinadas.

Rikka Shofutai é o nome que se dá a um Ikebana onde a natureza seja a base de sua elaboração, e onde o conceito de formação de paisagem esteja presente. O tema embora pareça simples, exige estudo e entendimento das técnicas e entendimento do significado das flores, bem como a forma como o Ikebana irá ser estruturado.

Cada tipo de flor usada, representa também um tempo, passado, presente ou futuro; sem esquecer também que as estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno) também são representadas no arranjos florais Ikebana.

Flores utilizadas em arranjos Ikebana: Gérbera, Rosa Mimosa, Lírio, Cravo, Girassol, Crisântemo, etc.

Galhos e Folhagens utilizados em arranjos Ikebana: Samambaia, Taboa, Galhos de Pêra, Folhas de Chá, Murta, Folha de Seringueira, etc.

Qualquer pessoa pode aprender a fazer Ikebana, porém o que se enfatiza é que o verdadeiro Ikebana só se é aprendido em sua profundidade quando ensinado por um mestre, que transmitirá ao aluno através de sua experiência pessoal, toda sua essência e significado real da arte.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados