Higiene Íntima Feminina

Com a chegada do verão é importante lembrar que a higiene íntima feminina não deve ser descurada, ou seja, é preciso estar atenta para não ficar exposta a infecções ginecológicas. Sabemos que o verão é um clima muito propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos, dado que o calor faz com que as mesmas se reproduzam com maior rapidez. Por isso a higiene íntima adequada pode te ajudar a passar longe destes problemas.

Vamos ver algumas dicas de higiene íntima feminina que podem ser úteis para manter equilibrada a sua saúde ginecológica:

1- Não utilize sabonete comum para a sua higiene íntima. A melhor forma de fazer uma higiene íntima eficaz é utilizar os sabonetes íntimos que são apropriados para manter o PH (índice de acidez) vaginal  equilibrado evitando assim que a região fique exposta a bactérias, fungos e infecções. Antes de comprar observe se está escrito no frasco do sabonete íntimo que ele é hipoalergênico, e se contém ácido láctico que mantém o Ph adequado da região vaginal. Escolha um que não tenha perfume muito forte, assim você evita ter alguma reação alérgica a ele.

2- Durante o dia leve em sua bolsa um pacotinho com lenços umedecidos íntimos, são fabulosos para uma emergência. São higiênicos, refrescantes, práticos, fáceis de usar, e te mantém fresca e higienizada durante todo o dia.

3- Não use absorventes diariamente, mesmo aqueles menores, o absorvente diário aumenta a temperatura local da região vaginal e isso favorece o aumento de fungos, ocasionando corrimento e doenças.

4- Evite o uso de calcinhas sintéticas, elas favorecem o aumento da temperatura local e não permite que a vagina “respire”. Use calcinhas de algodão, deixe as calcinhas de renda para uma ocasião especial.

5- Evite ficar com a roupa de praia molhada por muito tempo. O bíquini ou maiô úmidos favorecem que bactérias se reproduzam e provoquem corrimentos e alergias.

6- Não lave suas calcinhas no banho. Ao pendura-las no banheiro elas irão demorar para secar, e estando úmida por muito tempo também poderão propiciar o aparecimento de fungos.

7- Lave suas calcinhas com sabão neutro. Se possível enxague-as em água fervendo para retirar os resíduos químicos de sabão.

8- Pelo menos duas vezes por semana, faça um banho de assento com chá de camomila. O chá de camomila, deixa o ph vaginal mais baixo, ou seja ele diminui a acidez, por isso evita que a candidiase apareça.

9- Evite usar roupas de ginástica fora do período de atividade física, pode ser repetitivo falar isso, mas este tipo de roupa aquece a região genital e favorece o surgimento de doenças.

10- Sempre seque bem a região vaginal após o banho e não deixe que outra pessoa utilize a sua toalha de banho. Após o banho se possível secar com cuidado os pelos pubianos com secador de cabelos, bastam alguns segundos para reduzir a umidade local.

11- No período menstrual, a atenção deve ser redobrada, troque várias vezes o absorvente higiênico, e lave-se mais vezes.

12- O banho normal jamais deve ser esquecido, o ideal é um banho pela manhã e outro banho a noite, ao deitar-se.

13- Se puder durma sem calcinha, a região genital precisa ficar ventilada.

14- Não utilize perfumes ou desodorantes íntimos na região genital, eles podem alterar o Ph natural da vagina e causar alergias.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de