InícioBebêsGuia dos Direitos da Gestante e do Bebê - Ministério da Saúde

Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê – Ministério da Saúde

Publicado em

No âmbito da comemoração da Semana Mundial de Amamentação 2011, o Ministério da Saúde lançou ‘Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê’, e o mesmo ainda se encontra disponível para que as mamães de todo o Brasil possam ter acesso a ele.

Segundo o Sr. Alexandre Padilha atual ministro da Saúde é de suma importância que todas as gestantes do Brasil, bem como as suas famílias  saibam dos direitos que têm desde o pré-natal, passando pela assistência ao parto, o desenvolvimento e crescimento da criança até os dois anos de idade.

O ‘Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê’ tem ilustrações do cartunista Ziraldo, e destaca a importância da amamentação na redução da taxa de mortalidade infantil no Brasil e no mundo. Lembrando sempre que o ato de amamentar protege a crianças de inúmeras  doenças infecciosas, dado que o bebê recebe através do leite materno anticorpos que ajudam na defesa contra diversos vírus.

guia amamentacao e direitos da gestante e do bebe

Atualmente, apenas 41% dos bebês menores de seis meses no país são alimentados exclusivamente com leite materno, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O Brasil tem como objectivo chegar a uma taxa de 80% de aleitamento materno exclusivo. Para tanto é importante também que as empresas participem desta campanha, extendendo a licença maternidade de 4 para 6 meses.

A divulgação do Guia passa pela distribuição de cartazes e folhetos pelas Sociedades de Pediatria dos estados e do Distrito Federal, pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, divulgando a campanha  e o  ‘Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê’.

No guia serão abordado temas como:

* Direitos da gestante e do bebê;
* Direito ao pré-natal de qualidade;
* Direito ao parto humanizado e assistência de qualidade;
* Como garantir os seus direitos; e outros.

Para ter acesso ao clique em: – ‘Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados