Gravidez Gemelar - Cuidados Especiais

A gravidez é o sonho e o desejo de muitas mulheres. E esse sonho e felicidade podem chegar em dose dupla. A gravidez de gêmeos não é tão rara assim, mas merece alguns cuidados especiais. A gravidez por si só é capaz de deixar você surpresa, imagine então quando meses depois você descobre que são dois? Aí é que começa a preocupação e o trabalho dobrado que você terá mais tarde.

Na gestação gemelar ou de gêmeos o volume do seu útero e do sangue aumentam quase que o dobro. Na parte da nutrição os cuidados também são maiores e é bom deixar claro que você terá mais chances de desenvolver hipertensão, diabetes, além de provavelmente ter um parto prematuro.

Sendo assim você já percebeu que passará mais tempo no obstetra e fazendo exame de ultra-som do que qualquer outra grávida já passou. Com relação ao seu bebê, a preocupação maior é com o número de placentas: os gêmeos idênticos têm uma placenta e por isso estão mais vulneráveis do que aqueles que têm placentas separadas – os não idênticos.

Há dois tipos de gemeos:

Gêmeos Fraternos: São  bivitelinos, ou seja, são formados a partir de dois óvulos. Quase sempre estão em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico. Também não se assemelham muito entre si, podem ter, ou não, o mesmo fator sanguíneo e podem ser do mesmo sexo ou não.

Gêmeos Idênticos: São univitelinos, ou seja um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas culturas de células completas, dando origem aos gêmeos idênticos.

Caso sua gestação seja fruto de inseminação artificial ou de tratamento de fertilidade os cuidados nos três primeiros meses são maiores.

A quantidade de placentas que você desenvolveu só será determinada na 12º semana quando você fizer um exame de translucência nucal. Depois de determinado o número de placentas, o exame de ultra-som será feito uma vez por mês se houver duas placentas e em um período de tempo menor se apresentar uma placenta só. Geralmente você verá seu médico a cada duas semanas até atingir as 32 semanas. Os bebês gêmeos geralmente nascem da 35° semana até a 38°.

O seu obstetra deve ficar atento a sua pressão arterial; isso fará com que ele peça mais exames de urina do que o normal, assim ele controla a diabetes e a pré-eclâmpsia, sem falar na anemia muito comum na gravidez. Seguindo todas as orientações do médico e fazendo os exames de rotina sua gravidez será tranqüila. A única preocupação sua é pensar no enxoval dobrado que terá que comprar.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

62
Deixe um comentário

54 Comentários da discussão
8 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
60 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Carlos Henrique

Lindo!!!! Parabéns, gravides é um momento único. Deus seja louvado.

regia araujo

gemeos de inseminaçao podem ser indenticos?

Valeria Veras

Oi meninas , estou com12 semanas.. Ainda nãos sei se meus bebes estão ou nao na mesma placenta, vou saber na próxima consulta estou mto feliz por esta benção q Deus me deu de gerar duas vidas e torço pra q seja um casalzinno! Mas o q vinher estarei feliz, q venham com saúde, abraço a todos!

flavia martins bento da silva

ola! meninas estou esperando dois bebes tbm estou de 20 semanas, e já sinto mexer bastante é muito boa a sensação estou muito aciosa para saber o sexo… Bom é isso que Deus abençoe todas nós e nossos amores que vão nascer!!!

Mônica

Olá meninas, é muito bom poder compartilhar momentos tão especiais como esses, ainda mais com pessoas que compartilham as mesmas experiências, as mesmas alegrias, os mesmos medos, rsrs… Estou grávida com 14 semanas de gemeos e nem tenho casos na família, estou muito feliz e ansiosa, ainda não senti eles se mexerem e não vejo a hora disso acontecer, já é uma maravilha vê-los se mexendo na ultra, rs. Ainda não sei o sexo, o que sei é que possuem uma mesma placenta, gemeos identicos, rsrs, acho que na minha proxima consulta matarei a curiosidade. Já senti um amontoado de… Ler mais »