InícioGravidezGravidez Gemelar - Cuidados Especiais

Gravidez Gemelar – Cuidados Especiais

Publicado em

A gravidez é o sonho e o desejo de muitas mulheres. E esse sonho e felicidade podem chegar em dose dupla. A gravidez de gêmeos não é tão rara assim, mas merece alguns cuidados especiais. A gravidez por si só é capaz de deixar você surpresa, imagine então quando meses depois você descobre que são dois? Aí é que começa a preocupação e o trabalho dobrado que você terá mais tarde.

Na gestação gemelar ou de gêmeos o volume do seu útero e do sangue aumentam quase que o dobro. Na parte da nutrição os cuidados também são maiores e é bom deixar claro que você terá mais chances de desenvolver hipertensão, diabetes, além de provavelmente ter um parto prematuro.

gravidez gemelar

Sendo assim você já percebeu que passará mais tempo no obstetra e fazendo exame de ultra-som do que qualquer outra grávida já passou. Com relação ao seu bebê, a preocupação maior é com o número de placentas: os gêmeos idênticos têm uma placenta e por isso estão mais vulneráveis do que aqueles que têm placentas separadas – os não idênticos.

Há dois tipos de gemeos:

Gêmeos Fraternos: São  bivitelinos, ou seja, são formados a partir de dois óvulos. Quase sempre estão em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico. Também não se assemelham muito entre si, podem ter, ou não, o mesmo fator sanguíneo e podem ser do mesmo sexo ou não.

Gêmeos Idênticos: São univitelinos, ou seja um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas culturas de células completas, dando origem aos gêmeos idênticos.

Caso sua gestação seja fruto de inseminação artificial ou de tratamento de fertilidade os cuidados nos três primeiros meses são maiores.

A quantidade de placentas que você desenvolveu só será determinada na 12º semana quando você fizer um exame de translucência nucal. Depois de determinado o número de placentas, o exame de ultra-som será feito uma vez por mês se houver duas placentas e em um período de tempo menor se apresentar uma placenta só. Geralmente você verá seu médico a cada duas semanas até atingir as 32 semanas. Os bebês gêmeos geralmente nascem da 35° semana até a 38°.

O seu obstetra deve ficar atento a sua pressão arterial; isso fará com que ele peça mais exames de urina do que o normal, assim ele controla a diabetes e a pré-eclâmpsia, sem falar na anemia muito comum na gravidez. Seguindo todas as orientações do médico e fazendo os exames de rotina sua gravidez será tranqüila. A única preocupação sua é pensar no enxoval dobrado que terá que comprar.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados