Gravidez e Excesso de Peso

Toda mulher sabe que gravidez também é sinônimo de alguns quilinhos a mais. Mas é claro que essa regra tem suas exceções. Nem todas as mulheres engordam em excesso durante a gravidez. Aliás, é até mesmo recomendado que você só ganhe o peso necessário, assim após o parto a recuperação do seu antigo peso será mais rápida e fácil.

E para você que quer ter uma gravidez saudável, algumas dicas podem te ajudar a não ganhar nenhum quilo a mais do que o necessário. A primeira dica é você fazer refeições fracionadas durante o dia. É isso mesmo, coma o dia todo, pequenas porções ao invés de comer tudo de uma só vez; assim você fica saciada o dia todo e não exagera na hora da refeição principal. Mas atenção a quantidade, pois devem ser ingeridas pequenas porções ao longo do dia; tente comer de duas em duas horas.

Na hora de escolher os alimentos que você vai consumir durante o dia, prefira as frutas, verduras e cereais integrais que são ricos em fibras e ajudam no funcionamento do intestino além de te dar uma maior sensação de saciedade. Na hora da alimentação, pare tudo o que estiver fazendo e coma com calma, mastigando bem o alimento.

A água também ajuda, já que reduz o inchaço fazendo com que você não tenha retenção de líquidos. Mas não beba durante as refeições já que isso vai dificultar a digestão e fará dilatar o seu estômago fazendo você comer mais do que precisa; além disso, o líquido dilui o suco gástrico e atrapalha a absorção dos nutrientes.

Se você anda enjoando um pouco, prefira alimentos pastosos como sopas e purês de legumes que são de fácil digestão, mas atenção ao preparo; tudo sem gordura. Aliás, alimentos com gordura estão proibidos, inclusive os enlatados. Os adoçantes e outros produtos dietéticos devem ser usados com a prescrição do médico; cuidado, eles contem substâncias que podem ser tóxicas para o bebê.

Cuidado com o sal e procure reduzir o consumo dele ao máximo, já que ele faz com que sua pressão aumente e causa retenção de líquidos e o famoso inchaço. Na hora de montar o seu prato, o segredo é: quanto mais colorido, melhor, assim você sabe que acertou na escolha dos alimentos e que eles terão todos os nutrientes que você e o seu bebê precisam. Nada de usar alimentos com gordura e prefira sempre o azeite ao óleo para temperar os alimentos.

Assista o vídeo abaixo e veja a dificuldade que algumas mães tiveram em perder peso após a gravidez:

E não se esqueça: comer por dois não é desculpa para você sair atacando tudo o que vê pela frente. O bebê precisa de uma quantidade exata e limitada de nutrientes; todo o excesso será armazenado no seu corpo e você terá uma árdua luta para eliminá-lo depois.E por fim, fique de olho nos exercícios físicos, como a caminhada, hidroginástica e a yoga; sempre supervisionada por um profissional experiente e sempre com a autorização do seu médico. Tudo isso pode te ajudar na manutenção do peso e da saúde.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de