O jogo de gamão tem regras simples e é um ótimo passatempo para exercitar a mente dar boas risadas. Considerado um jogo inteligente e geralmente jogado pela elite e intelectuais, o jogo de gamão é uma ótima opção para você que quer que seu filho largue um pouco dos jogos eletrônicos e exercite o raciocínio com algo diferente para ele, e quem sabe até mesmo para você.

O objetivo de cada jogador é levar todas as peças até a sua seção para, a partir daí começar a retirá-las do tabuleiro. A movimentação das peças pode ser feitas com os dois lados. Se duas peças de cores iguais ocuparem a mesma casa, ela estará segura já que nenhuma das peças adversárias poderá parar naquela casa.

Agora se a peça estiver sozinha ela pode ser capturada. Para isso é preciso que uma peça adversária esteja na mesma casa que a sua peça está. Quando a captura acontece a peça é retirada do tabuleiro e você não pode fazer nenhum movimento até que consiga recolocá-la na seção do oponente.

Você só conseguirá retirar as peças do tabuleiro quando todas elas estiverem na sua seção interna.

O tabuleiro é dividido, por uma linha, em duas partes e possui 24 triângulos longos e finos que são chamados de casas. A parte que fica a direita é chamada seção interna e a da esquerda seção externa.

Serão 15 peças de cada cor (escuras e claras) e dois dados. Você tem que movimentar as peças de modo que elas estejam sempre na seção interna para só então poder retirá-las do tabuleiro. É um jogo de estratégia basicamente.

Cada um de vocês deve jogar os dados uma vez cada; quem tirou o maior número começa a partida. As jogadas são alternadas e as peças se movem da seguinte maneira: as escuras no sentido horário e as claras no anti-horário.

Depois de jogados os dados você usará o primeiro resultado para mover uma peça e o outro dado pode ser usado tanto para mover a mesma peça quanto outra qualquer.

Uma peça sozinha certamente será alvo de uma captura; quando a peça do adversário cai na casa da peça sozinha, ela foi capturada e deve ser colocada fora do tabuleiro. Você só pode começar a retirar as peças sozinhas quando todas estiverem na seção interna; remova-as conforme o resultado dos dados. O vencedor será aquele que tirar todas as peças primeiro.

No começo as regras podem parecer um pouco complicadas, mas nada do que algumas tardes jogando e treinando que não façam deste um passatempo educativo e dinâmico para você e seu filho.

Origem do Gamão

Um jogo de tabuleiro muito antigo e que, assim como todos os outros é resultado de várias transformações e evoluções durante os anos. O jogo tem sua origem ligada às civilizações mais antigas como a egípcia.

A história do jogo começa com uma lenda indiana que diz que ele teria sido inventado por um sábio de nome Caflan; ele sugeriu a seguinte simbologia de que as 24 flechas – ou casas eram as horas do dia; 12 flechas de cada lado simbolizavam os meses do ano e os signos do zodíaco; 30 peças para os 30 dias de um mês e cada um dos dois dados representavam o dia e a noite – a soma dos valores opostos de cada face do dado resultava em sete, os dias da semana.

Saindo um pouco desta lenda, o primeiro achado do jogo aconteceu no Egito e na Pérsia. Na época dos egípcios era conhecido como Ludus Duodecim Scriptorum – jogo com 12 linhas, traduzindo. Mais tarde os árabes aperfeiçoaram o jogo e ele passou a ser chamado de Nard, a partir de então ele se espalhou pelo mundo todo.

A versão próxima da atual foi encontrada na Europa e eram usadas 30 peças em um tabuleiro de 24 pontos; o movimento também era definido por 2 dados. Em muito pouco tempo este jogo se tornou um dos mais populares juntamente com o xadrez e o jogo de cartas.

O jogo ganhou o seu auge antes da Segunda Guerra Mundial. A razão disso foi uma inovação feita por um americano em 1925; ele criou a possibilidade de se dobrar o valor dos pontos obtidos em cada jogada. Mas após essa febre o jogo acabou pro cair no esquecimento.

Depois deste tempo esquecido, na década de 70 ele voltou a ficar popular e nunca mais saiu de moda. Hoje já existem manuais e diferentes tipos de tabuleiros e até mesmo regras diferenciadas com pontos para cada tipo de jogada feita.

O fascínio mundial do jogo de gamão se deve pelo fato de que o resultado dos dados é sempre definitivo; um jogador por até ter alguns resultados ruins, mas se tiver a inteligência e percepção necessária, pode encontra atalhos no tabuleiro e acabar saindo vencedor da disputa.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

2
Deixe um comentário

1 Comentários da discussão
1 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
2 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Fabio Scofano

Olá, é com prazer que venho participar do mundo do gamão e principalmente neste site que é voltado para o nosso patrimônio maior que é a família.

A questão é a seguinte: sou jogador novato, porém sou muito adepto, e me ocorreu durante o jogo que lancei os dados e um desses parou sobre uma peça do outro jogador, era uma dupla de 5 e era essencial para mim e assim que isso ocorreu me foi dito que não valia e tinha que repetir (fiquei furioso). É VERDADE ???!!!

Saudações, Boa Sorte Para Todos,

Grato, Fabio.