InícioAtividades para CriançasGamão | Jogos de Elite

Gamão | Jogos de Elite

Publicado em

O jogo de gamão tem regras simples e é um ótimo passatempo para exercitar a mente dar boas risadas. Considerado um jogo inteligente e geralmente jogado pela elite e intelectuais, o jogo de gamão é uma ótima opção para você que quer que seu filho largue um pouco dos jogos eletrônicos e exercite o raciocínio com algo diferente para ele, e quem sabe até mesmo para você.

O objetivo de cada jogador é levar todas as peças até a sua seção para, a partir daí começar a retirá-las do tabuleiro. A movimentação das peças pode ser feitas com os dois lados. Se duas peças de cores iguais ocuparem a mesma casa, ela estará segura já que nenhuma das peças adversárias poderá parar naquela casa.

Agora se a peça estiver sozinha ela pode ser capturada. Para isso é preciso que uma peça adversária esteja na mesma casa que a sua peça está. Quando a captura acontece a peça é retirada do tabuleiro e você não pode fazer nenhum movimento até que consiga recolocá-la na seção do oponente.

Você só conseguirá retirar as peças do tabuleiro quando todas elas estiverem na sua seção interna.

O tabuleiro é dividido, por uma linha, em duas partes e possui 24 triângulos longos e finos que são chamados de casas. A parte que fica a direita é chamada seção interna e a da esquerda seção externa.

Serão 15 peças de cada cor (escuras e claras) e dois dados. Você tem que movimentar as peças de modo que elas estejam sempre na seção interna para só então poder retirá-las do tabuleiro. É um jogo de estratégia basicamente.

Cada um de vocês deve jogar os dados uma vez cada; quem tirou o maior número começa a partida. As jogadas são alternadas e as peças se movem da seguinte maneira: as escuras no sentido horário e as claras no anti-horário.

Depois de jogados os dados você usará o primeiro resultado para mover uma peça e o outro dado pode ser usado tanto para mover a mesma peça quanto outra qualquer.

Uma peça sozinha certamente será alvo de uma captura; quando a peça do adversário cai na casa da peça sozinha, ela foi capturada e deve ser colocada fora do tabuleiro. Você só pode começar a retirar as peças sozinhas quando todas estiverem na seção interna; remova-as conforme o resultado dos dados. O vencedor será aquele que tirar todas as peças primeiro.

No começo as regras podem parecer um pouco complicadas, mas nada do que algumas tardes jogando e treinando que não façam deste um passatempo educativo e dinâmico para você e seu filho.

Origem do Gamão

Um jogo de tabuleiro muito antigo e que, assim como todos os outros é resultado de várias transformações e evoluções durante os anos. O jogo tem sua origem ligada às civilizações mais antigas como a egípcia.

A história do jogo começa com uma lenda indiana que diz que ele teria sido inventado por um sábio de nome Caflan; ele sugeriu a seguinte simbologia de que as 24 flechas – ou casas eram as horas do dia; 12 flechas de cada lado simbolizavam os meses do ano e os signos do zodíaco; 30 peças para os 30 dias de um mês e cada um dos dois dados representavam o dia e a noite – a soma dos valores opostos de cada face do dado resultava em sete, os dias da semana.

Saindo um pouco desta lenda, o primeiro achado do jogo aconteceu no Egito e na Pérsia. Na época dos egípcios era conhecido como Ludus Duodecim Scriptorum – jogo com 12 linhas, traduzindo. Mais tarde os árabes aperfeiçoaram o jogo e ele passou a ser chamado de Nard, a partir de então ele se espalhou pelo mundo todo.

A versão próxima da atual foi encontrada na Europa e eram usadas 30 peças em um tabuleiro de 24 pontos; o movimento também era definido por 2 dados. Em muito pouco tempo este jogo se tornou um dos mais populares juntamente com o xadrez e o jogo de cartas.

O jogo ganhou o seu auge antes da Segunda Guerra Mundial. A razão disso foi uma inovação feita por um americano em 1925; ele criou a possibilidade de se dobrar o valor dos pontos obtidos em cada jogada. Mas após essa febre o jogo acabou pro cair no esquecimento.

Depois deste tempo esquecido, na década de 70 ele voltou a ficar popular e nunca mais saiu de moda. Hoje já existem manuais e diferentes tipos de tabuleiros e até mesmo regras diferenciadas com pontos para cada tipo de jogada feita.

O fascínio mundial do jogo de gamão se deve pelo fato de que o resultado dos dados é sempre definitivo; um jogador por até ter alguns resultados ruins, mas se tiver a inteligência e percepção necessária, pode encontra atalhos no tabuleiro e acabar saindo vencedor da disputa.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados