Ter pouco espaço no terraço ou na varanda não significa que você não possa ter belas flores a colorir a sua vida. Há muitas espécies que se adaptam bem a espaços pequenos, vamos ver algumas sugestões de plantio abaixo.

Treliças em madeira ou em outro material durável são ideais para dar apoio aos ramos e as flores das trepadeiras, plantas também chamadas em alguns locais de cipós e lianas. A mesma solução pode ser utilizada para paredes externas e muros, caso você more em vivenda. As plantas trepadeiras de fixação própria são as melhores, ou seja, são plantas que “aderem” a treliça e criam seu próprio formato de evolução e/ou crescimento. Existem alguns tipos de trepadeira que você necessita fixa-la a treliça gradativamente a medida que for crescendo.

flores-no-terraco-e-varandaFoto Kátia Pinheiro – Arquivo pessoal ©

As trepadeiras são plantas que para além da treliça podem ser fixadas em caramanchões de concreto ou madeira, arcos em jardins ou pequenas gaiolas que podem ser colocadas em varandas e terraços.

Dá uma olhada no vídeo abaixo para você ver que com poucos materiais dá para criar uma floreira muito interessante:

Algumas espécies de trepadeiras que podem ser utilizadas na treliça:

* Trepadeira Africana de pétalas amarelas

* Jasmin de Madagascar de flores brancas

* Sete Léguas de flores rosas

* Ipoméia

* Maracujá Doce

Outra excelente opção são as floreiras ou os vasos ornamentais. Primeiro item a ter em conta, as floreiras ou os vasos devem ser drenados, ou seja, devem ter um furo embaixo que permita que a água em excesso saia. Pode-se utilizar floreiras e/ou vasos ornamentais de concreto, terracota, plástico ou cerâmica.

Plantas que se adaptam bem a floreiras e vasos ornamentais:

* Árvores anãs

* Hortênsia

* Margaridas

* Salvia Farinacea (ou provençal)

Hortícolas e plantas aromáticas tais como hortelã, alecrim, coentro, salsa, oregão, cebolinho, etc

Vasos suspensos são outra excelente opção para ter plantas onde se tem pouco espaço. Jasmim, Brinco de Princesa, Camélia, Dália, Violetas são algumas das plantas e/ou flores que podem se adaptar facilmente a sua varanda.

Diversas floristas e/ou lojas especializadas em produtos para jardins e cultivo de plantas poderão lhe fornecer toda orientação necessária sobre qual material se adapta melhor ao seu espaço; bem como sugerir qual a melhor espécie de acordo com o espaço e luminosidade presente em sua varada e/ou terraço.

Alguns sites dão dicas e orientam sobre como você deverá proceder para fazer o plantio sozinha, sem a ajuda de um especialista da área. Não tem segredo, é fácil e você ficará com um cantinho muito especial em sua casa!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de