Filtros Solares ou Protetores Solares

Filtros solares ou protetores solares – produto típico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, reduzindo as queimaduras solares e outros danos à pele, como o fotoenvelhecimento e o câncer de pele. Portanto, eis um produto que obrigatoriamente tem que fazer parte do nosso dia a dia.

Imagem: Site Protetores da Pele ©

Recentemente saiu uma foto em diversos sites que mostra o rosto de um senhor caminhoneiro, que tinha um lado da face extremamente envelhecido em decorrência de 28 anos de exposição ao sol, dado que o senhor era caminhoneiro e o lado  do rosto que ficava voltado para a janela recebia mais diretamente a luz do sol. Esta foto é um alerta para percebermos o que o sol é capaz de fazer com a nossa pele.

Alguns cientistas da Universidade Northwestern, em Chicago, estudaram a pele deste senhor e concluiram que a condição apresentada de espessamento e enrugamento da pele, deve-se a exposição contínua sem utilização de qualquer tipo de protetor. A matéria nos faz refletir sobre a grande importância que o protetor solar tem em nossa saúde, porque além de ajudar a prevenir o fotoenvelhecimento, o produto nos protege do câncer de pele. Países como Brasil, África do Sul e Austrália estão no topo das pesquisas exibindo um grande número de pessoas que descobrem anualmente um câncer de pele.

As crianças também devem utilizar protetor solar, para saber qual o fator e marca mais adequada consulte um dermatologista para receber toda a orientação, afinal a pele das crianças é diferente da pele do adulto, e por isso necessita de cuidados diferenciados.

A ANVISA anunciou as novas regras para a venda de protetores solares.Com a resolução RDC 30/12, o valor mínimo do FPS (Fator de Proteção Solar) aumenta de 2 para 6 e a proteção contra os raios UVA terá que ser de no mínimo um terço do valor do FPS declarado. A norma também aumenta os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor.

A ANVISA ressalta também que o fabricante dos protetores solares deve indicar na embalagem a necessidade de reaplicação será obrigatória para todos os produtos, mesmo aqueles mais resistentes à água. Portanto os rótulos fixados nas embalagens deverão ser alterados para conter a informação correta ao consumidor.

Saiba que: Ao contrário do aviso comum de que o filtro solar deve ser reaplicado a cada 2-3 horas, uma pesquisa mostrou que a melhor proteção é alcançada com a aplicação 15-30 minutos antes da exposição, seguida por uma reaplicação 15-30 minutos depois que a exposição ao sol começar. Mais reaplicações são necessárias depois de atividades como natação, ou caso a pessoa sue muito.

Esteja atenta e exija os seus direitos! 🙂

Vou deixar para vocês o link do site: –  Protetores da Pele – IPP

O IPP (Instituto Protetores da Pele) tem como objetivo divulgar informações que possam salvar vidas, diminuindo assim o números dos casos de câncer de pele em todo o Brasil. Fazem parte deste objetivo ações em diferentes áreas, sempre com o intuito de educar e conscientizar quanto aos cuidados com a pele.

Fonte: Imagens e Informações IPP – (Instituto Protetores da Pele)

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de