Muita das dúvidas de pais que adotam é quando devem contar a verdade para o filho adotivo. Geralmente a adoção acontece quando ele é ainda um bebê e não tem muita noção do que acontece na vida. Nesta hora é importante você lembrar que o seu filho pode suportar todas as verdades.

O primeiro passo é nunca, jamais omitir a verdade; a mentira só trará danos psicológico à ele. Nunca negue as origens dele, já que porventura quando descobrir a verdade ele poderá se sentir rejeitado pela mãe biológica. Não significa, porém que você é obrigada a tornar público o ato da adoção, mas deixe que isso faça parte do seu convívio social. Não há, todavia, uma resposta correta, nem uma data certa para se contar a verdade. O ideal é fazer isto da forma mais natural e verdadeira possível.

Você e sua família é que tem q sentir qual é o momento ideal para que ele saiba a verdade. Uma dica é você ir devagar introduzindo o tema nas perguntas que seu filho fará (e que toda criança um dia já fez). Perguntas simples iguais a “como eu nasci?” já podem ajudar a você dar pistas de que ele foi adotado.

Mas preste atenção que cada idade você terá que usar uma linguagem diferente para que assim ele compreenda o que significa ser adotado e o papel importante que ele tem na sua vida. Sempre enfatize o quanto ele é importante e a espera que você teve até ele aparecer na sua vida. Imagine que bonito você contando o quanto especial foi encontrá-lo e como ele foi fundamental para você ser uma pessoa feliz e completa.

Nunca mencione o assunto se perceber que seu filho não irá compreender. Muito mais fácil ele perguntar do que você dizer algo que ele não tem capacidade para assimilar. E nunca omita a palavra adoção, já que ele talvez a escute muito no futuro e tem que associá-la a algo bom e não a rejeição.

Sempre vasculhe a origem do seu filho, se ele perguntar algo você sabe o que responder. Pior do que a verdade, nestes casos é a fantasia ou a imaginação de uma suposta história que não aconteceu.

E nem adianta tentar mentir, quanto mais apegado o seu filho for com você, mais ele vai saber se o que você diz é verdade ou não. É por esses motivos que adoção é coisa séria e tem q eu ser pensada cuidadosamente para tudo ocorrer bem.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ