A escola e a família nunca foram tratadas como diferentes uma da outra. Você pode perceber que seu lar complementa a educação do seu filho e vice-versa. Uma depende da outra para conseguirem assim alcançar o objetivo de tentar formar o melhor futuro para seu filho e automaticamente, para toda a sociedade.

Mas lembre-se a familia educa e a escola ensina, ou seja a familia transmite conceitos morais, bons modos, respeito ao proximo; a escola transmite conhecimentos culturais! Neste aspecto podemos sim dizer que existe esta única diferença!

Você como mãe deve estar atenta aos esforços que a escola faz para educar seu filho. Infelizmente hoje em dia, são poucas as escolas que abrem espaço para que os pais participem mais da vida dos filhos; isso é importante para todos. O seu filho preciso que essa relação seja boa para poder ter uma formação cultural, intelectual e de cidadania mais forte.

A escola e a família precisam estar atentas ao comportamento dos filhos. Pequenos sinais como rebeldia, afastamento, choro e silêncio podem indicar algum problema do seu filho. O trabalho em conjunto vai garantir que esses problemas sejam detectados cedo e você possa juntamente com a escola solucioná-lo.

As reuniões com os professores, funcionários e todos envolvidos na vida escolar do seu filho é que irão permitir que você como mãe opine e ouça os dois lados da vida do seu filho. Muitos pais às vezes não sabem o que fazer quando recebem uma reclamação do professor; alguns jovens se comportam diferente na escola e em casa. Essa conversa vai ajudar a prevenir esse duplo comportamento além de mostrar que seu filho tem sim problemas, mas que o trabalho em conjunto posse torná-los mais fáceis de resolver.

Tudo isso nada mais é do que integrar seu filho na família e na escola. Ele precisa sentir que faz parte dele e que é importante e não apenas mais um número. Afinal de contas, a escola é como se fosse uma parte da família onde ele aprende, experimenta coisas e é educado para a vida. Igualzinho como é a sua família de sangue.

Nunca transfira a responsabilidade integral de educação somente para a escola, assim como a escola não pode deixar você de fora neste processo de aprendizagem e vivência.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1
Deixe um comentário

1 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
1 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Edisom Alves da Silva

Acho que afamilia está muito acomodada em relação filho na escola, deixou que a escola faça quase tudo, o que é um erro, a escola hoje está passando por um processo muito delicado, haja vista, passa a maioria do tempo lutando com alunos indiciplinados, o que tenho observado é que a familia deixou de ensina-los os valores básicos para os filhos. Devemos tomar muito cuidado para que os filhos não domine completamente a familia, deve antes de tudo ter limite. gostaria de receber, dicas,alternativas, como lhe dar com tal situação. professor, orientador educacional obrigado! um abraço!