Faleceu ontem, aos 91 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, a pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill. Dorina estava internada há 15 dias vítima de uma pneumonia.  Gostaria de  falar um pouco sobre esta senhora maravilhosa, uma mulher nobre, lutadora e fundadora da Fundação Dorina Nowill. Muitos podem não conhece-la mas sua obra ficará para sempre em nossos corações.

Faleceu ontem, aos 91 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, a pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill.

Dorina Nowill ficou cega aos 17 anos em decorrência de de uma infecção ocular. Mesmo assim, ela continuou os estudos e formou-se como professora primária. A professora Dorina foi a primeira aluna cega a matricular-se em São Paulo, numa escola comum. Naquela época, livros em Braille eram raríssimos e ela teve que cursar como estudante normal. Mais tarde especializou-se nos Estados Unidos da América.

Fundação para o Livro do Cego no Brasil

A filantropa casou-se com o advogado Edward Hubert Alexander Nowill, a quem conheceu nos Estados Unidos, quando estudava na Universidade Columbia, como bolsista de uma fundação voltada para educação e reabilitação de cegos.

Em 1946 nasceu “Fundação Dorina Nowill para Cegos” que  é uma instituição filantrópica brasileira, mais conhecida como  “Fundação para o Livro do Cego no Brasil”; onde tive o prazer de estagiar no meu tempo de universidade e  a felicidade de vir a conhecer um pouco mais do brilhante trabalho lá desenvolvido.

Dorina Nowill foi presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos desde 1951 e atualmente ocupava o cargo de Presidente Emérita e Vitalícia. Hoje  a instituição dispõe de uma moderna imprensa Braille, que distribui livros para cerca de 800 escolas, para entidades de atendimento e para três mil cegos individuais. Livros em Braille são também doados também a muitas bibliotecas municipais. A fundação mantém ainda um projeto chamado “Livro Falado”, no qual voluntários gravam livros em fitas cassete e em CDs.

Dorina era casada, deixa 5 filhos e 12 netos. Foi uma perda irrepáravel para todos nós pedagogos que aprendemos a admirar e respeitar esta grande e vitoriosa mulher!

Visitem o site e saiba mais sobre Dorina Nowil e sua Fundação: – Site Oficial Dorina Nowill

Fundação Dorina Nowill para Cegos
Rua Doutor Diogo de Faria, 558
Vila Clementino – São Paulo – SP
Fone: (11) 5087.0999 – Fax: (11) 5087.0977

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3
Deixe um comentário

2 Comentários da discussão
1 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
3 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Rosangela Velasco de Abreu

Olá

Preciso encaminhar um Senhor de 40 anos totalmente deficiênte visual. Não consigo nenhuma instituição que receba adulto.
A preferência é por Diadema ou proximidade.

Tenho certa urgência. O Senhor está entrando em depressão pelo suícidio de uma amiga.

Aguardo muito agradecida.
Att/
Rosangela

Rosangela sugiro que vc entre em contacto diretamente com a Inst. Dorina Nowill situada no bairro da Vila Mariana em S. Paulo; nós não temos vínculo com a Instituição.

joana

Tive a honra de a conhecer pessoalmente, quando visitou a sua família em PORTUGAL/ PENAJÓIA. Sou uma familiar que desde pequenina ouviu a minha mãe, IRENE MOURA GUEDES, falar sobre o seu problema mostrar a sua foto com 17 anos e contar sempre com muita admiração o seu percurso. Como já disse tive a oportunidade de privar pessoalmente com ela e sua família e de vez em quando saber notícias pela net ou por familiares que estavam com ela. Mas só hoje ao consultar a net fiquei a par do seu falecimento. Queria prestar a minha homenagem à grande mulher… Ler mais »