Faleceu ontem, aos 91 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, a pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill. Dorina estava internada há 15 dias vítima de uma pneumonia.  Gostaria de  falar um pouco sobre esta senhora maravilhosa, uma mulher nobre, lutadora e fundadora da Fundação Dorina Nowill. Muitos podem não conhece-la mas sua obra ficará para sempre em nossos corações.

dorina-nowill
Faleceu ontem, aos 91 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, a pedagoga Dorina de Gouvêa Nowill.

Dorina Nowill ficou cega aos 17 anos em decorrência de de uma infecção ocular. Mesmo assim, ela continuou os estudos e formou-se como professora primária. A professora Dorina foi a primeira aluna cega a matricular-se em São Paulo, numa escola comum. Naquela época, livros em Braille eram raríssimos e ela teve que cursar como estudante normal. Mais tarde especializou-se nos Estados Unidos da América.

fundacao-dorina-nowill
Fundação para o Livro do Cego no Brasil

A filantropa casou-se com o advogado Edward Hubert Alexander Nowill, a quem conheceu nos Estados Unidos, quando estudava na Universidade Columbia, como bolsista de uma fundação voltada para educação e reabilitação de cegos.

Em 1946 nasceu “Fundação Dorina Nowill para Cegos” que  é uma instituição filantrópica brasileira, mais conhecida como  “Fundação para o Livro do Cego no Brasil”; onde tive o prazer de estagiar no meu tempo de universidade e  a felicidade de vir a conhecer um pouco mais do brilhante trabalho lá desenvolvido.

Dorina Nowill foi presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos desde 1951 e atualmente ocupava o cargo de Presidente Emérita e Vitalícia. Hoje  a instituição dispõe de uma moderna imprensa Braille, que distribui livros para cerca de 800 escolas, para entidades de atendimento e para três mil cegos individuais. Livros em Braille são também doados também a muitas bibliotecas municipais. A fundação mantém ainda um projeto chamado “Livro Falado”, no qual voluntários gravam livros em fitas cassete e em CDs.

Dorina era casada, deixa 5 filhos e 12 netos. Foi uma perda irrepáravel para todos nós pedagogos que aprendemos a admirar e respeitar esta grande e vitoriosa mulher!

Visitem o site e saiba mais sobre Dorina Nowil e sua Fundação: – Site Oficial Dorina Nowill

Fundação Dorina Nowill para Cegos
Rua Doutor Diogo de Faria, 558
Vila Clementino – São Paulo – SP
Fone: (11) 5087.0999 – Fax: (11) 5087.0977

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO