Hoje o Bigmãe traz para vocês uma entrevista com uma das pessoas mais importantes em Portugal no que diz respeito a segurança na internet, o Sr. Tito de Morais fundador do projeto Miúdos Seguros na Net.

Nesta entrevista pais e mães poderão inteirar-se acerca do trabalho desenvolvido pelo Sr. Tito de Morais no Miúdos Seguros na Net, podendo inclusivamente participar de um curso online de “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet“.

Os nossos sinceros agradecimentos ao Sr. Tito de Morais pela gentileza e simpatia com que aceitou o nosso convite para a entrevista!

miudos-seguros-na net-entrevista-tito-morais

Entrevista com Tito de Morais – Miúdos Seguros na Net

Bigmãe: Quando e como você começou o projeto MiudosSegurosNa.Net?

Tito de Morais: Em 2000 trabalhava como responsável de marketing da subsidiária Portuguesa de um operador global de serviços Internet para empresas com operações em 18 países da Europa, América Latina e Estados Unidos. Uma das minhas tarefas era lançar e comunicar localmente um serviço de gestão da segurança da informação. Na altura apercebi-me que não havia informação em língua portuguesa sobre a segurança online de crianças e jovens. Em 2003, quando fiquei desempregado, aproveitei para começar a escrever uma coluna semanal sobre o assunto. Ao fim de um ano tinha 52 artigos, tinha registado o domínio e decidi colocar todos os artigos online associados a uma email newsletter. A partir desse momento comecei a ser solicitado sobre o tema, seja por escolas, associações de pais para acções de sensibilização e formação, seja por meios de comunicação social que queriam abordar o tema em peças noticiosas.

tito-de-morais

Bigmãe: Quais ações você realiza atualmente no projeto MiudosSegurosNa.Net?

Tito de Morais: O Projecto MiudosSegurosNa.Net actua sobretudo no domínio da sensibilização e da formação sobre a segurança online de crianças e jovens. Fazêmo-los através da publicação de artigos no site e no blog, através da email newsletter que conta já com cerca de 15 mil assinantes e partilhando notícias sobre o tema nas redes sociais, sobretudo através da página no Facebook onde recentemente atingimos os 24 mil fãs. Mas fazêmo-lo também respondendo a pedidos de ajuda que recebemos através dos diversos canais, dando a nossa colaboração a jornalistas que escrevem sobre o tema e a estudantes que se encontram a desenvolver trabalhos sobre o tema ou a fazer teses de Mestrado e Doutoramento, pedidos de colaboração com outros projectos e, claro está, pedidos de escolas, associações de pais, etc. para os visitarmos para acções de sensibilização/formação. Mais recentemente, começámos também a desenvolver cursos online.

Bigmãe:  Pela sua experiência ao longo desses anos a frente do projeto, o que pode dizer em relação a atenção que pais e mães têm com o que seus filhos fazem na internet?

Tito de Morais: De uma forma geral diria que a generalidade dos pais e educadores estão despertos para o tema e que se procuram informar. O problema geralmente é pôr a informação adquirida em prática. Daí a ideia dos cursos. No entanto, como é natural, encontramos desde pais extremamente controladores até aos excessivamente permissivos. Desenvolver abordagens equilibradas nem sempre é fácil e é nisso que o Projecto MiudosSegurosNa.Net procura ajudar.

Bigmãe:  A partir de que idade a criança pode começar a ser orientada em relação aos perigos da internet?

Tito de Morais: A Internet é cada vez mais tranversal a toda a actividade humana, estando presente em todo o lado através de uma variedade de dispositivos a que as crianças acedem em idades cada vez mais precoces, pelo que diria que essa orientação deve começar quando a criança começa a usar dispositivos de acesso à Internet.

tito-de-morais-miudos-seguros

Bigmãe:  Quais as dicas para que a criança, o jovem e até mesmo os adultos, desenvolvam espírito analítico e sentido crítico em seu “percurso” pela internet?

Tito de Morais: Olhar para as coisas de diversas perspectivas, aprender a questionar-se e a interrogar-se, a pôr em dúvida, é uma competência essencial. Não “comprar o peixe como o querem vender”. Pensar e reflectir por oposição ao impulso. E há técnicas e metodologias para o aprendermos a fazer. E algumas delas serão focadas no curso que estamos presentemente a desenvolver – “Fake! Como Separar o Trigo do Joio na Internet” – e que está actualmente em pré-venda em http://www.miudossegurosna.net/cursos/curso–02.html

Bigmãe: Quais os 5 principais tipos de riscos a que crianças e jovens estão expostos online?

Tito de Morais: Abordamos esse tópico no curso “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet” em https://www.udemy.com/iniciacao-a-seguranca-de-criancas-e-jovens-na-internet. As 5 principais categorias de riscos a que crianças e jovens, mas também adultos, podem estar expostos online são aquilo a que chamei os “5 Cês”, as iniciais de Conteúdos, Contactos, Comércio, Comportamentos ou Condutas e Copyright.

Bigmãe:  Quais os tipos de soluções para a segurança online de crianças e jovens?

Tito de Morais: Esse também é um dos tópicos do curso “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet”. É aquilo a que chamo a Cadeira de 4 Pernas e que correspondem a outros tantos tipos diferentes de abordagens. Inclui abordagens regulamentares, parentais, educacionais e tecnológicas.

Bigmãe:  O que os pais fazem para reduzir esses riscos ?

Tito de Morais: A informação não basta. É necessário por em prática a informação que aprendemos. Infelizmente, a generalidade dos pais fica-se pela primeira. O curso de “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet” – https://www.udemy.com/iniciacao-a-seguranca-de-criancas-e-jovens-na-internet – visa ajudar nesse processo.

Bigmãe: Quais os tipos de cursos é possível fazer através do Miúdos Seguro na Net?

Tito de Morais: Neste momento, está disponível um curso de “Iniciação à Segurança de Crianças e Jovens na Internet” – https://www.udemy.com/iniciacao-a-seguranca-de-criancas-e-jovens-na-internet – que conta com mais de 300 inscritos, dos quais 200 já estão a fazer o curso na plataforma.

Temos agora em pré-lançamento um segundo curso, “Fake! Como Separar o Trigo do Joio na Internet” – http://www.miudossegurosna.net/cursos/curso–02.html – que conta já com perto de meia centena de inscritos e que contamos lançar a 1 de Setembro. Até ao início de 2016 contamos ainda lançar um curso sobre controlos parentais e outro sobre cyberbullying.

Bigmãe: A quem se destina estes cursos?

Tito de Morais: As inscrições no primeiro curso deram-nos confirmaram a abrangência dos destinatários. Entre outros, inscreveram-se pais e encarregados de educação, tios e avós, educadores de infância, professores dos vários níveis de ensino – do 1º ciclo ao ensino superior, passando pelo ensino profissional e vocacional – professores bibliotecários, formadores, educadores de centros de acolhimento, monitores de ATL/OTL, membros de forças de segurança, profissionais de saúde (enfermeiros, pediatras, hebiatras), psicólogos, informáticos e especialistas em e-learning.

Os cursos destinam-se fundamentalmente a adultos, o que não impede que não possam ser feitos por jovens, autónomamente ou na companhia dos pais.

Bigmãe: Quais os planos futuros para o projeto Miúdos Seguro na Net?

Tito de Morais: Os planos é continuarmos a sensibilizar e formar para a segurança online de crianças e jovens, usando para o efeito o website e a newsletter, a página de Facebook, acções presenciais, acções por vídeo conferência e a nova vertente de actuação que são os cursos online.

Bigmãe:  Quer deixar alguma mensagem para os nossos leitores e leitoras?

Tito de Morais: Se a segurança online de crianças e jovens vos interessa de alguma forma, acedam ao nosso site, subscrevam a newsletter e sigam-nos no Facebook.

Site: – Miudos Seguros na Net

Página no FB: – Facebook Oficial Miúdos Seguros na Net

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de