InícioEducaçãoEnsino Fundamental: o que você precisa saber

Ensino Fundamental: o que você precisa saber

Publicado em

O Ensino Fundamental ou Educação Básica é uma das etapas de educação no Brasil. De acordo com a Lei do país, trata-se de uma formação obrigatória a partir dos 6 anos de idade de uma criança. Ou seja, uma responsabilidade que deve ser conjunta entre os pais ou responsáveis, no que diz respeito a matrícula e, do Estado, para garantir o número de vagas suficientes em escolas públicas.

De acordo com o Ministério da Educação, o Ensino Fundamental passou de 8 anos para 9 anos de formação. Essa transição teve início no ano de 2006 e, tornou-se obrigatória – período de transição e adaptação das escolas – a partir de 2010.

Divisão do Ensino Fundamental: como funciona

A partir da implementação citada acima, as crianças passaram a ter o direito de se integrarem um ano mais cedo ao regime de Educação Básica. A Classe de Alfabetização, conhecida como muitos por Maternal ou Infantário passou a ser o primeiro dos 9 anos de estudo.

Classe de Alfabetização = 1º Ano
1ª Série = 2º Ano
2ª Série = 3º Ano
3ª Série = 4º Ano
4ª Série = 5º Ano
5ª Série = 6º Ano
6ª Série = 7º Ano
7ª Série = 8º Ano
9ª Série = 9º Ano

A mudança apenas passou a incluir mais cedo as crianças no Sistema Escolar do Brasil. Ao invés de estarem em uma creche ou em um infantário, a partir dos 6 anos já podem frequentar o Ensino Básico.

Sistema de Ensino Brasileiro

ensino básico

Não existe uma regra ou um currículo fixo no Ensino Fundamental Brasileiro. É obrigatório que as escolas transmitam:

Objetivos Gerais: contribuição para a formação de um indivíduo capacitado e conhecedor das regras de convívio, obrigações e deveres. Capaz de interpretar e seguir os costumes e padrões morais e éticos que regem a sociedade em que está inserido. Trata-se de um processo constante e partilhado entre escola e família, desde os primeiros contatos com a educação.

Objetivos Específico: ensino da Língua Portuguesa (leitura, escrita e conversa); Matemática; Físico e Natural (Estudos Sociais – Ciências, História e Geografia); Realidade Social e Política; Artes e Educação Física.

Apesar de cada escola poder determinar a nomenclatura e grade curricular, o Ministério da Educação é responsável por determinar e avaliar a qualidade e o nível de estudo de cada instituição. No caso de resultados abaixo da média, a escola ou instituto de ensino é obrigada a melhorar os seus métodos de ensino, assim como adaptar-se para dar continuidade o regime escolar.

Anos Iniciais ou Fundamental I – 1º ao 5º Ano

Nesta fase as crianças recebem estímulos para desenvolver habilidades de convívio, interação, coordenação motora e psíquica. São apresentadas atividades lúdicas (pedagógicas), jogos, leituras, desenhos, vídeos e áudios, por exemplo, para que elas possam ser introduzidas ao universo pessoa, social e até mesmo familiar. Aos poucos começam a descobrir e aprender cores, números e letras.

Anos Finais ou Fundamental II – 6º ao 9º Ano

É uma fase de transição, na qual o jovem adolescente começa a ser preparado para a continuidade dos seus estudos e formação: Ensino Médio. Novas disciplinas, mais responsabilidades e autonomia. Trata-se de uma fase de mudança na qual novos conhecimentos, específicos, serão introduzidos e, aqueles já adquiridos, revisados.

Ensino Fundamental Completo

O Ensino Fundamental só é completo quando o aluno é aprovado em todas os anos, do 1º ao 9º ano. A seguir, cabe aos pais e ao próprio jovem adolescente, dar continuidade aos estudos, iniciando uma nova fase, já citada: o Ensino Médio. Estima-se que, a criança ao ingressar aos 6 anos de idade, terá o Ensino Básico completo aos 14 anos de idade.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados