Não basta apenas frequentar a escola. O estudo em casa serve como fixação da matéria, além de fazer com que o seu filho se interesse mais. Esse estudo tem que ser feito diariamente, porém, em época de provas ou testes ele deve ser intensificado. Algumas pequenas dicas podem ajudá-lo a estudar da maneira correta.

Não pense que os estudos não precisam de regras ou planos. Para se estudar bem e direito, é preciso criar um plano e traçar uma meta de estudo. Ou seja, organize-se para estudar primeiro o que não sabe; já que não adianta perder tempo estudando aquilo que se tem mais facilidade. São pequenas dicas para estudar sem stress e com mais rapidez e principalmente, focar naquilo que se tem dificuldade ao invés de perder tempo com o que já se sabe.

Depois de o seu filho já ter decidido o que é prioridade e aquilo que ele tem mais dificuldade – peça para ele fazer uma lista do que precisa estudar; dos tópicos e das matérias, vá dando notas de zero a cinco para cada matéria ou tópico. Fica mais fácil você seguir esse plano de ação. Assim não perde tempo e nem estuda a mesma coisa ao mesmo tempo.

A nota zero deverá ser dada para aqueles assuntos que o seu filho tem pouco conhecimento e por isso mesmo precisará de ajuda. Se você não souber ajudar, procure o professor dele e peça algum reforço.

A nota 1 deve ser dada para aquele assunto que o seu filho tem certa dificuldade, mas que você sabe que ele pode estudar sozinho. Faça apenas com que ele dedique bastante tempo e use anotações, resumos e outros métodos para fixar bem.

Os assuntos que são mais fáceis ganham nota 2. São aqueles nos quais o seu filho só precisa reforçar o conhecimento e obter algumas informações a mais; é sempre útil saber a mais do assunto.

E assim ele vai numerando os assuntos a serem estudados. Lembre-se de fazer a lista de tudo o que é preciso estudar sobre cada matéria. Assim ele de cara vai vendo o que ele tem mais dificuldade ou não. Outra dica é fazer disso um hábito diário, para quando chegar à época dos testes não acumular muitas matérias a serem estudadas e nem ficar cansativo.

Outra dica que ajuda a não acumular conteúdo é você estipular duas horas diárias para os estudos, fora a lição de casa. Assim a memorização da matéria é mais fácil e ele não perde tempo estudando tudo na véspera da prova.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de