InícioEducaçãoEnsinar a Estudar | Crianças e Adolescentes

Ensinar a Estudar | Crianças e Adolescentes

Publicado em

Não basta apenas frequentar a escola. O estudo em casa serve como fixação da matéria, além de fazer com que o seu filho se interesse mais. Esse estudo tem que ser feito diariamente, porém, em época de provas ou testes ele deve ser intensificado. Algumas pequenas dicas podem ajudá-lo a estudar da maneira correta.

Não pense que os estudos não precisam de regras ou planos. Para se estudar bem e direito, é preciso criar um plano e traçar uma meta de estudo. Ou seja, organize-se para estudar primeiro o que não sabe; já que não adianta perder tempo estudando aquilo que se tem mais facilidade. São pequenas dicas para estudar sem stress e com mais rapidez e principalmente, focar naquilo que se tem dificuldade ao invés de perder tempo com o que já se sabe.

Depois de o seu filho já ter decidido o que é prioridade e aquilo que ele tem mais dificuldade – peça para ele fazer uma lista do que precisa estudar; dos tópicos e das matérias, vá dando notas de zero a cinco para cada matéria ou tópico. Fica mais fácil você seguir esse plano de ação. Assim não perde tempo e nem estuda a mesma coisa ao mesmo tempo.

A nota zero deverá ser dada para aqueles assuntos que o seu filho tem pouco conhecimento e por isso mesmo precisará de ajuda. Se você não souber ajudar, procure o professor dele e peça algum reforço.

A nota 1 deve ser dada para aquele assunto que o seu filho tem certa dificuldade, mas que você sabe que ele pode estudar sozinho. Faça apenas com que ele dedique bastante tempo e use anotações, resumos e outros métodos para fixar bem.

Os assuntos que são mais fáceis ganham nota 2. São aqueles nos quais o seu filho só precisa reforçar o conhecimento e obter algumas informações a mais; é sempre útil saber a mais do assunto.

E assim ele vai numerando os assuntos a serem estudados. Lembre-se de fazer a lista de tudo o que é preciso estudar sobre cada matéria. Assim ele de cara vai vendo o que ele tem mais dificuldade ou não. Outra dica é fazer disso um hábito diário, para quando chegar à época dos testes não acumular muitas matérias a serem estudadas e nem ficar cansativo.

Outra dica que ajuda a não acumular conteúdo é você estipular duas horas diárias para os estudos, fora a lição de casa. Assim a memorização da matéria é mais fácil e ele não perde tempo estudando tudo na véspera da prova.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados