Você já conversou sobre drogas com seus filhos? E sobre o crack? Para você, o que significa dependência química? Você sabe o que seu filho pensa sobre isso? Infelizmente atualmente o crack está invadindo as escolas, as festas, as baladas, os clubes, as reuniões de amigos e outros lugares impensáveis. O crack é considerado uma das drogas ílicitas mais devastadoras do mundo.

O crack surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 em bairros pobres de Nova Iorque, Los Angeles e Miami. O baixo preço da droga e a possibilidade de fabricação caseira atraíram consumidores que não podiam comprar cocaína refinada, mais cara e, por isso, de difícil acesso. No Brasil, a droga chegou no início da década de 1990 e se disseminou inicialmente em São Paulo, estendendo-se para todo o país.

O crack é obtido a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada (feita com folhas da planta Erythroxylum coca), com bicarbonato de sódio e água. O crack geralmente é fumado com cachimbos improvisados, feitos de latas de alumínio e tubos de PVC (policloreto de vinila), que permitem a aspiração de grande quantidade de fumaça.

Enquanto a cocaína em pó leva cerca 15 minutos para chegar ao cérebro e fazer efeito depois de aspirada, a chegada do crack ao sistema nervoso central é quase imediata: de 8 a 15 segundos, em média. É por esta razão que o crack pode ocasionar dependência mais rapidamente. A ação do crack no cérebro dura entre cinco e dez minutos.

O efeito do crack na vida de uma pessoa é devastador e abrange aspectos físicos, neurológicos, psicológicos, afeta também as relações sociais, a vida familiar e profissional. A campanha ‘Enfrentando o Crack’ desenvolvida pelo governo brasileiro, tem como objetivo esclarecer a população sobre o que vem a ser esta droga devastadora, e estimular a população a enfrentar este desafio que é acabar com o crack e ajudar pessoas que são dependentes químicos a se livrarem do vício.

Você pode colaborar. Se ajudar a divulgar este post já estará colaborando na conscientização de milhares de pessoas, é para isso que este post serve, esclarecer, orientar e salvar vidas e famílias. Faça a sua parte! 🙂

Abaixo você poderá clicar nos diversos links e conhecer mais sobre o crack, é importante manter-se informada. Para além de obter informação, se você tiver um filho, um sobrinho, um parente ou um amigo viciado em crack, clicando nos links abaixos você saberá como ajudar.

– Tratamento – Como funciona

– Onde encontrar ajuda

– Como ajudar

Você pode telefonar (de qualquer lugar do Brasil) para o número 132 – VivaVoz. O VivaVoz é um serviço de atendimento telefônico gratuito, exclusivo e especializado em fornecer informações sobre qualquer tipo de droga e seus efeitos no organismo, além de orientar na busca de locais para tratamento. Por meio do número 132, qualquer cidadão com dúvidas será atendido 24 horas, durante todos os dias da semana, inclusive feriados.

O serviço pode ajudar informando quais são as características de pessoas que estão em fase de uso ou de dependência de drogas; pode auxiliar no oferecimento de opções de estratégias de prevenção do uso de qualquer substância; além de indicar fontes e locais de atendimento, tratamento e outros locais onde a família, o usuário ou o dependente podem buscar ajuda.

O VivaVoz atua de modo ativo e reativo, sempre mantendo o sigilo das informações e a identidade dos usuários do serviço.

Este texto foi elaborado de acordo com as informações e imagens disponibilizadas no portal: – Brasil.gov.br – Enfrentado o Crack

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de