InícioEducaçãoEducar sem gritar

Educar sem gritar

Publicado em

O que mais vejo nos dias de hoje seja no Brasil, seja em Portugal, são mães aos gritos. Gritam por tudo e por nada, vivem a beira de um ataque de nervos; mas como eu sempre digo gritar não educa, ao contrário cada vez que se grita e não se toma uma atitude coerente, o filho gradativamente vai perdendo o respeito pela mãe (ou pelo pai). Os conflitos familiares acabam por virar uma bola de neve, e o cotidiano passa a ser choros, birras, gritos, choros e mais birras e mais gritos. Quem aguenta isso?

Foi lançado recentemente em Portugal um livro excelente, trata-se do “Educar sem Gritar” (Ed. Esfera do Livro), escrito pelo especialista em Psicologia Educativa, Guillermo Ballenato; que mostra aos pais muitas maneiras de gerir os conflitos que surgem no dia a dia, e fornece ferramentas e estratégias fundamentais para educar e melhorar o diálogo com os nossos filhos, atuar perante as mentiras,  transmitir valores e reforçar a sua conduta.

Educar sem gritar

O livro “Educar sem Gritar” é indicado para pais, avós, educadores e professores, que tenham interesse em construir uma educação mais positiva com as crianças e os adolescentes. Nele é possível aprender como aplicar a autoridade com competência e equilíbrio e basear-se em conceitos de diálogo, escuta, compreensão, coerência, senso comum, respeito e valores humanos.

Tudo isso sem esquecer que o exemplo começa dentro de casa! Seu filho imita tudo que você faz, e apesar de muitos pais e mães não se darem conta, as crianças tem uma percepção fabulosa de tudo que acontece a sua volta! 😉

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados