Se você teve bebê recentemente e tem excesso de leite poderá doa-lo ao Banco de Leite Humano mais próximo de sua casa. Embora muitas mães ainda não saibam é possível doar o seu leite para que crianças que não podem ser amamentadas pela própria mãe tenham acesso a este tão poderoso néctar da vida. Sim eu o classifico como néctar da vida porque através do leite materno o bebê  recebe todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento sadio e ainda adquire anticorpos que o protege  das mais diversas doenças.

A  OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica a rede bancos de leite humano brasileira como a mais complexa, e  com maior rigor no controle da coleta.  No Brasil, são coletados cerca de  140 mil litros de leite humano anualmente, embora a doação de leite materno seja grande,  ainda é necessário que se aumente a doação para atender à todas as crianças brasileiras que precisam do leite.

O Ministério da Saúde está promovendo uma campanha de doação de leite materno, para incentivar as mãe a doarem leite. O Brasil tem cerca de 180 unidades (Banco de Leite)  em todos os estados brasileiros. A madrinha da campanha de doação foi a atriz Heloisa Perisse e seu bebê, foram ao todo produzidos cerca de 80 mil folhetos e 20 mil cartazes para serem espalhaados por todo o Brasil.

 

leite-materno-
Cartaz da Campanha Doação de Leite Materno

É importante também saber que doar leite materno não acarreta nenhum problema para mãe doadora ou para o seu bebê, porque não reduz a produção do leite. Ao contrário quanto mais a mulher amamenta, mais as glândulas mamárias são estimuladas a produzir  leite. Por isso se você tem leite em excesso faça este gesto de amor e salve muitas vidas. Divulgue você também a Campanha de Doção de leite Materno.

Para doar o seu leite você deverá entrar em contacto com um banco de leite na sua cidade. E para saber mais informações sobre o tema sugiro uma visita ao site:

Fiocruz – Doação de Leite Materno

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ