As crianças são os seres mais criativos do mundo, e além disso os mais observadores também; esta combinação geralmente resulta em coisas surpreendentes, como uma frase original, um comentário excepcional, uma observação contundente, ou um gesto inesperado.

Minha introdução a este post aplica-se ao livro “Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças”, um dicionário publicado pela primeira vez na Colômbia em 1999, e que agora reeditado em 2013, após 14 anos, tornou-se o maior sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia.

Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças
BBC/Cortesia da Biblioteca Laboratório do Espírito © - Direitos Reservados

O livro é uma compilação de frases ouvidas pelo Professor Javier Naranjo, durante um período de quase 10 anos, onde Naranjo trabalhava como professor em diversas escolas rurais do Estado de Antioquíade (Colômbia). Ao todo são mais de 450 definições para 133 palavras diferentes. A idéia nasceu a partir de jogos de palavras que o professor Naranjo fazia com seu alunos, onde ele pedia definiação de algumas delas e com estas palavras formavam várias histórias.

O professor Naranjo, garante que não fez nenhuma alteração nas palavras que as crianças definiram, apenas fez alguns ajustes na pontuação. Vamos ver abaixo a definição de algumas palavras:

  • Guerra:Gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz (Juan Carlos Mejía, 11 anos)
  • Inveja: Atirar pedras nos amigos (Alejandro Tobón, 7 anos)
  • Igreja: Onde a pessoa vai perdoar Deus (Natalia Bueno, 7 anos)
  • Solidão: Tristeza que dá na pessoa às vezes (Iván Darío López, 10 anos)

Agora o Professor Javier Naranjo é diretor da biblioteca e centro comunitário rural Laboratório do Espírito.

Quer saber mais? Poderá ver em: BBC Mundo 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ