InícioEducaçãoDicionário de crianças surpreende adultos

Dicionário de crianças surpreende adultos

Publicado em

As crianças são os seres mais criativos do mundo, e além disso os mais observadores também; esta combinação geralmente resulta em coisas surpreendentes, como uma frase original, um comentário excepcional, uma observação contundente, ou um gesto inesperado.

Minha introdução a este post aplica-se ao livro “Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças”, um dicionário publicado pela primeira vez na Colômbia em 1999, e que agora reeditado em 2013, após 14 anos, tornou-se o maior sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia.

Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças
BBC/Cortesia da Biblioteca Laboratório do Espírito © - Direitos Reservados

O livro é uma compilação de frases ouvidas pelo Professor Javier Naranjo, durante um período de quase 10 anos, onde Naranjo trabalhava como professor em diversas escolas rurais do Estado de Antioquíade (Colômbia). Ao todo são mais de 450 definições para 133 palavras diferentes. A idéia nasceu a partir de jogos de palavras que o professor Naranjo fazia com seu alunos, onde ele pedia definiação de algumas delas e com estas palavras formavam várias histórias.

O professor Naranjo, garante que não fez nenhuma alteração nas palavras que as crianças definiram, apenas fez alguns ajustes na pontuação. Vamos ver abaixo a definição de algumas palavras:

  • Guerra:Gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz (Juan Carlos Mejía, 11 anos)
  • Inveja: Atirar pedras nos amigos (Alejandro Tobón, 7 anos)
  • Igreja: Onde a pessoa vai perdoar Deus (Natalia Bueno, 7 anos)
  • Solidão: Tristeza que dá na pessoa às vezes (Iván Darío López, 10 anos)

Agora o Professor Javier Naranjo é diretor da biblioteca e centro comunitário rural Laboratório do Espírito.

Quer saber mais? Poderá ver em: BBC Mundo 

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados