Com a chegada do calor e as férias escolares, é comum também aumentarem nos consultórios médicos os casos de Otite em bebês e crianças.
O calor, a umidade, o uso da piscina ou a água do mar podem favorecer as infecções e inflamações no ouvido, que são mais conhecidas como otite Externa, ou seja que atinge o canal externo do ouvido e provoca imensa dor e irritação.
A infecção também é conhecida como ‘Ouvido de Nadador’, já que geralmente atinge atletas e crianças que ficam muito tempo dentro d’água; geralmente é causada por fungos ou bactérias que penetram na pele do ouvido por meio de lesões externas nas orelhas e na entrada do ouvido.

Para evitar que seu filho adoeça é preciso estar atenta a algumas dicas que podem ajudar a evitar a otite:
- Enxague a orelha com cuidado, evite a penetração excessiva de água.
- Compre para o seu filho protetores de ouvidos macios para que ele use ao entrar na piscina ou no mar.
- Quando o ouvido da criança é limpo com uma haste flexivel (Cotonetes ou Palinetes) dependendo da força que se usa pode-se machucar causando pequenas lesões na região, é por alí que entram as bactérias que podem ocasionar a otite externa.
- Não se deve nunca introduzir o dedo, a unha, um grampo, ou qualquer objeto pontiagudo com a intenção de coçar ou limpar os ouvidos, isso pode ferir a região e transformar-se numa ‘porta aberta’ para que as bactérias adentrem e desencadeiem uma infecção.
- Peles sensiveis, ou ouvido com eczema e outras dermatites são mais suscetíveis a infecções, esteja atenta.
- O ouvido possui mecanismos de auto-proteção, por isso durante o banho o próprio vapor da água é suficiente para amolecer a cera, bastando apenas um leve toque com a toalha para retirar o excesso de cera que por ventura possa incomodar.
Sintomas da Otite:
- Dor de ouvido intensa
- Coceira
- Secreção
- Diminuição da audição
- Inchaço
- Febre
Tratamento da Otite:
- Leve seu filho ao médico otorrino.
- O médico fará uma limpeza cuidadosa da região
- O médico receitará antibióticos, ou antifúngicos específicos para o problema.
- Caso haja secreção o médico poderá no consultório aspirar a mesma com um aparelho próprio para a função.
Não faça em casa:
- Não medique seu filho por sua conta, os efeitos podem ser desastrosos. O que é ou foi bom para o filho da vizinha poderá não ser bom para o seu filho e até causar sérios efeitos colaterais.
- Não tente aspirar a secreção em casa sozinha, você pode perfurar o tímpano do seu filho e ele poderá perder a audição para sempre.
- Não pingue qualquer tipo de remédios no ouvido do seu filho sem que o otorrino tenha receitado.
- Não utilize receitas caseiras, chás, gotas, ervas ou outro tipo de produto. Procure um médico.