Que a gestação requer muitos cuidados, todas as mães já sabem, mas um dos cuidados principais que a futura mamãe tem que ter é evitar o surgimento do diabetes gestacional.
Os diabetes gestacionais podem ocasionar uma gravidez de alto risco. Se a futura mamãe fizer o pré-natal correctamente e a diabetes gestacional for diagnosticada precocemente, ela levará uma gravidez tranquila e sem maiores problemas para ela e para o bebê.
A diabetes na gravidez pode ter duas causas:
- A mãe já tinha diabetes quando engravidou:
- A mãe desenvolveu uma diabetes gestacional, isto é, durante a gravidez.
A diabetes gestacional é a alteração na taxa de açúcar no sangue, como o próprio nome diz surge durante a gestação e costuma atingir até 7% de todas as mulheres grávidas.
Se receberem um acompanhamento médico adequado e seguir uma dieta pobre em açucares e carbohidratos, elas podem ter uma gravidez sem risco. É por isso mesmo que o pré-natal é tão importante.
A diabetes gestacional pode acontecer porque durante a gravidez, a mulher tem uma alteração nos níveis de hormônios.
Um dos hormônios que pode sofrer alteração é o hormônio lactogênio placentário, que tem ação sobre a insulina que o corpo da mãe produz. A diabetes gestacional acontece quando esse hormônio bloqueia a produção ou a ação da insulina.
É por isso que é tão importante descobrir desde cedo se a grávida tem ou não diabetes gestacional, já que a falta de insulina pode provocar o aumento da taxa de glicose e prejudicar a mãe e o bebê.
E geralmente a diabetes gestacional é seguida de pressão alta e até mesmo pré-eclâmpsia ou eclampsia. Geralmente o teste é feito entre a 24ª e a 28ª semana de gestação.
Depois de descoberta a diabetes gestacional, deve ser feito um acompanhamento médico e dieta alimentar restrita que faça com que os níveis de glicose se normalizem sem precisa da sua insulina natural.
Outro fator de risco para a grávida ter diabetes gestacional é o sobrepeso, por isso mesmo os cuidados com a gestação e principalmente a alimentação devem começar bem antes de se pensar em engravidar; só assim você terá uma gravidez livre de preocupações.
A diabetes gestacional vai desaparecer quando a mulher der a luz, mas as mães ainda correm o risco de desenvolverem a diabetes nos próximos 10 anos.
Então muito cuidado com a alimentação, evite doces e faça todos os exames do pré-natal. Só assim você e seu bebê estarão seguros e você pode curtir cada momento da gestação e da chegada do bebê, sem medo.
Pode interessar-lhe também: Diabetes – Conheça mais sobre a doença.