Dia 29 de Agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a data  pretende conscientizar a população em geral  sobre os males que o fumo  ocasionam em nosso organismo.  Nos últimos anos temos observado um aumento de fumantes entre os adolescentes e isso é muito preocupante. O cigarro  é a   principal causa de muitas doenças cardiovasculares, bronquite, doenças pulmonares, enfisema pulmonar, câncer de pulmão e tumores em vários outros orgãos vitais. Pesquisas demonstram  que cerca de 200 mil  pessoas morram anualmente, em consequência do cigarro.

Diga não ao fumo!

Saiba também que se você não é fumante, mas convive com pessoas que fumam, isso pode te trazer  problemas de saúde. E porque isso? Porque a pessoa que não fuma,  mas convive com  fumantes acaba por se tornar um fumante passivo, ou seja  respira o ar contaminado pela fumaça do cigarro que os outros fumam.

Alguns estabelecimentos comerciais não permitem o fumo, porém ainda há lugares que têm ala fumante e não fumantes. Por isso evite lugares que permitem fumantes, elimine os cinzeiros da sua casa e  no seu trabalho comece uma campanha de conscientização das pessoas acerca dos males que o tabagismo ocasiona.

Lembre-se também que o exemplo nasce em casa, se você fuma provavelmente não poderá exigir que o seu filho adolescente não fume, já que você não dá o bom exemplo.   Se você é fumante e quer parar de fumar  basta ter  força de vontade. Há duas formas de se parar de fumar, a primeira é de forma radical, você decide não mais fumar e a partir deste dia não mais colocará nenhum cigarro na boca.

A segunda maneira é parar de forma gradativa, ir diminuindo a quantidade de cigarros por dia até não fumar mais nenhum.

A escolha é sua viver bem e com saúde ou encurtar sua vida em alguns anos por causa do cigarro. E a responsabilidade de transmitir isso aos seus filhos também é sua e não da sociedade ou da escola, pense nisso! 🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de