InícioBebêsDia Mundial da Prematuridade

Dia Mundial da Prematuridade

Publicado em

A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, assinala hoje, dia 17 de novembro o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 50 países no mundo. Para assinalar a data, a Bebé Vida alerta os futuros pais para os cuidados a ter no sentido de prevenir um parto pré-termo.

A data, que também é conhecida como “Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade”, foi criada em 2009 com o objetivo de lembrar o prematuro e debater estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.

“Na Bebé Vida assinalamos esta data para apoiar todos os nossos prematuros e também as suas famílias. São momentos muito delicados para os pais e de uma grande luta para os recém-nascidos. O Dia Mundial da Prematuridade serve precisamente para sensibilizar a população para esta luta, para a problemática da prematuridade e o que podemos fazer para diminuir estas ocorrências. Neste sentido, a Bebé Vida não poderia deixar passar este dia sem dar algumas dicas e conselhos para a prevenção do parto pré-termo”, refere Silvia Martins, Administradora da Bebé Vida, laboratório líder em criopreservação.dia-da-prematuridade

A idade materna, o tabagismo, o abuso de drogas ou a restrição de crescimento fetal são alguns dos fatores que podem despoletar um parto pré-termo, no entanto podemos e devemos atuar sobre estes.

Desta forma, a Bebé Vida faz algumas sugestões que podem ajudar todas as futuras mães:

· Ir ao médico regularmente – não faltar a consultas pré-natais, realizar todos os exames necessários e ter acompanhamento médico durante toda a gravidez;

· Evitar comportamentos de risco – como a ingestão de álcool, o tabaco, entre outros;

· Controlar o stress – momentos de stress têm um impacto prejudicial na grávida;

· Beber muita água e hidratar bem a pele – com as mudanças hormonais a pele fica mais seca e o uso de creme hidratante torna-se indispensável, bem como a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. Um truque para saber se está a beber água suficiente é observar a urina e caso esta seja amarelo pálido é sinal que está a ingerir a quantidade adequada;

· Ter uma Alimentação Saudável – uma alimentação nutritiva, variada e equilibrada. Caso seja necessário deverá consultar um nutricionista ou o seu médico obstetra que lhe recomendará uma dieta especial para o momento da gravidez.

No mundo nascem cerca de 15 milhões de bebés antes do tempo, todos os anos, o equivalente a mais de 1 bebé em cada 10. Uma gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas.

Em Portugal, cerca de 8% dos bebés nascem prematuros, e a prevalência de nascimentos antes das 32 semanas, considerado muito prematuro, é de 1,2%. O nascimento prematuro é a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal, no entanto, e graças aos avanços tecnológicos e científicos, a taxa de sobrevivência tem vindo a aumentar, sendo que os bebés que nascem antes das 28 semanas, considerada prematuridade extrema, têm uma hipótese de sobrevivência de 70% e os que nascem antes das 30 semanas de 80%.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados