O dia 1º de Janeiro, para além de ser o primeiro dia do ano, no Calendário Gregoriano, é também o dia instituido pelo Papa Paulo VI, no ano de 1967, como sendo o Dia da Paz; dia este,  onde o objetivo maior era que povos de todas as nações católicos ou não, fizessem o seu melhor em nome da paz mundial.

Desde então, o dia 1º de Janeiro, ficou conhecido mundialmente como o Dia da Paz, e anualmente o Papa escolhia e ainda escolhe o tema a ser exaltado neste dia. Um dos temas escolhidos pelo Papa Paulo VI, foi ‘Se queres a Paz, trabalha pela justiça’ no ano de 1972. Em 1975, o Papa Paulo VI exaltou o tema ‘A Reconciliação, caminho para a Paz’.

O Papa João Paulo II, durante o seu Papado, escolheu temas de extrema importância para a humanidade como no ano de 1988 ‘Liberdade Religiosa, condição para a Paz’, ou o tema do ano de 1995 ‘Mulher, educadora da Paz’, e o tema de 1999 ‘No respeito dos direitos humanos, o segredo da verdadeira Paz’.

Para o ano de 2012, o Papa Bento XVI, escolheu o tema ‘Educar os jovens para a Justiça e para a Paz’, como um alerta aos pais e educadores que voltem seus olhos para a atual juventude. Como sempre se disse, são em nossas crianças e em nossos jovens que estão depositadas as nossas esperanças de um futuro de paz, justiça, integridade, solidariedade e união entre as famílias e as nações. Que sejam os nossos filhos verdadeiramente orientados dentro de nossos lares para um futuro de paz e amor entre todos os homens. Não só em teorias, mas essencialmente nos exemplos que damos dentro de nossas
casas aos pequeninos.

Que o seu 1º de Janeiro, seja verdadeiramente um dia precursor de muitos outros dias de paz, em sua casa e em todo o mundo!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de