InícioEducaçãoDia Mundial da Paz - 1 de Janeiro

Dia Mundial da Paz – 1 de Janeiro

Publicado em

O dia 1º de Janeiro, para além de ser o primeiro dia do ano, no Calendário Gregoriano, é também o dia instituido pelo Papa Paulo VI, no ano de 1967, como sendo o Dia da Paz; dia este,  onde o objetivo maior era que povos de todas as nações católicos ou não, fizessem o seu melhor em nome da paz mundial.

dia mundial da pazDesde então, o dia 1º de Janeiro, ficou conhecido mundialmente como o Dia da Paz, e anualmente o Papa escolhia e ainda escolhe o tema a ser exaltado neste dia. Um dos temas escolhidos pelo Papa Paulo VI, foi ‘Se queres a Paz, trabalha pela justiça’ no ano de 1972. Em 1975, o Papa Paulo VI exaltou o tema ‘A Reconciliação, caminho para a Paz’.

O Papa João Paulo II, durante o seu Papado, escolheu temas de extrema importância para a humanidade como no ano de 1988 ‘Liberdade Religiosa, condição para a Paz’, ou o tema do ano de 1995 ‘Mulher, educadora da Paz’, e o tema de 1999 ‘No respeito dos direitos humanos, o segredo da verdadeira Paz’.

Para o ano de 2012, o Papa Bento XVI, escolheu o tema ‘Educar os jovens para a Justiça e para a Paz’, como um alerta aos pais e educadores que voltem seus olhos para a atual juventude. Como sempre se disse, são em nossas crianças e em nossos jovens que estão depositadas as nossas esperanças de um futuro de paz, justiça, integridade, solidariedade e união entre as famílias e as nações. Que sejam os nossos filhos verdadeiramente orientados dentro de nossos lares para um futuro de paz e amor entre todos os homens. Não só em teorias, mas essencialmente nos exemplos que damos dentro de nossas
casas aos pequeninos.

Que o seu 1º de Janeiro, seja verdadeiramente um dia precursor de muitos outros dias de paz, em sua casa e em todo o mundo!

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados