Dia 20 de Outubro, é o Dia Mundial da Osteoporose. Para além de se preocupar com a saúde da sua família, você também tem de se preocupar com a sua saúde; por isso é importante você conhecer mais sobre esta doença que afeta em todo o mundo uma, em cada três mulheres, e um, em cada cinco homens acima dos 50 anos!

Primeiro vamos entender o que vem a ser a Osteoporose. A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade,  mais sujeitos a fraturas. As mulheres são as mais atingidas pela doença, dado que na menopausa, os níveis de estrógeno caem bruscamente. Com isso, os ossos passam a reter menos cálcio (fundamental na formação do osso), tornando-se mais frágeis; em consequência disso, as fraturas podem ocorrer com maior frequência.

Você deve agora estar pensando, mas eu ainda sou jovem, e não tenho este tipo de problema; mas ocorre que a prevenção é uma grande aliada. Esta prevenção passa por vários itens importantes como fazer exercícios físicos regularmente, como caminhadas; ter uma dieta rica em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolis e repolho), etc.

Fatores que propiciam o surgimento da Osteoporose:

* Atividade física inadequada, excesso ou ausência;
* Mulheres;
* Fumantes;
* Consumidores de álcool em excesso;
* Consumidores de café em excesso;
* Diabéticos;

O que fazer para evitar a Osteoporose:

* Evite tomar refrigenrantes;
* Coma alimentos que contem vitamina D que ajuda o cálcio a penetrar nos ossos: Peixes gordurosos, salmão, atum, sardinha, etc.
* Tome pelo menos 2 copos de leite ao dia, se não gostar de leite substitua por iogurte e queijos;
* Consuma alimentos ricos em  magnésio, potássio, zinco, e fibras;
* Faça exercícios físicos regulares;
* Pare de fumar;

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de