Hoje, 12 de Junho, é o Dia Mundial contra Trabalho Infantil. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 15 milhões de crianças em todo o mundo trabalham em atividades domésticas remuneradas ou não, sendo que cerca de 47% destas 15 milhões de crianças, ou seja, aproximadamente 7 milhões tem menos de 14 anos.

Hoje, no Vaticano, o Papa Francisco associou-se  ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, e lembrou os “milhões de menores” que são vítimas de exploração e maus tratos. O Papa apelou à defesa das crianças que são vítimas “desta forma escondida de exploração” e destacou que a mesma “comporta muitas vezes também abusos, maus tratos e discriminações”.

Dia Mundial contra Trabalho Infantil 2013

Aqui no Bigmãe, o que temos a dizer sobre isso é o que sempre dizemos relativamente a dezenas, talvez centenas de “Dias Mundiais” disso ou daquilo. Que este “Dia Mundial contra Trabalho Infantil” não seja apenas mais um “Dia Mundial”, que seja um dia onde de fato se façam coisas para acabar com este problema que atinge o mundo inteiro. Utópico da nossa parte dizer isso? Sim, talvez. Mas acho que já chega de “Dias Mundiais”, celebrações, campanhas, sem ações efetivas. O que conta são os resultados, e é isso que queremos ver. Poderia aqui discorrer durante horas sobre o tema, mas se calhar tudo que tinha para ser dito sobre o mesmo, já foi dito.

Dia Mundial contra Trabalho Infantil 2013

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de