InícioPais e Filhos - DiversosDia Mundial contra a Pneumonia

Dia Mundial contra a Pneumonia

Publicado em

Dia 12 de Novembro é o Dia Mundial contra a Pneumonia. O dia é dedicado  a conscientizar a população sobre medidas de prevenção e controle da doença. A Penumonia mata uma criança a cada 20 segundos em todo o mundo, por isso os pais devem estar atentos aos sintomas e as formas de prevenir!

A data foi criada pela  OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e segundo estatísticas mundiais, a doença provoca mais mortes em crianças do que qualquer outra doença. As crianças não têm um sistema imunológico totalmente desenvolvido, por isso são mais suscetíveis a doenças,  sendo que as pneumonias virais são muito mais frequentes do que as bacterianas, principalmente nos bebês abaixo de dois anos de idade.

dia mundial contra pneumonia

Critérios essenciais para o diagnóstico de pneumonia:

* Contagem de células brancas do sangue;
* Técnicas de PCR;
* Taxas de sedimentação;
* Radiografias de tórax;

Porém estes recursos não conseguem afirmar com certeza quando trata-se de uma pneumonia viral ou bacteriana. É importante esclarecer que esta doença pulmonar pode ter vários agentes causadores, todos os tipos de pneumonia têm sua gravidade; mas hoje em dia existem diversos tratamentos medicamentosos que podem salvar  a criança. Basta, identificar a  pneumonia logo no início.

Esteja atenta aos seguintes sintomas :

* Dificuldade em inspirar;
* Febre alta (acima de 38º) por mais de três dias;
* Feição abatida mesmo fora dos picos da febre e tosse persistente;
* Cansaço;

Consulte o pediatra do seu filho e converse com ele sobre as vacinas disponíveis! Lembre-se prevenir é o melhor remédio e portanto a mãe ou o responsável pela criança deve estar atento a alguns itens importantes como:

* Evitar a permanência em locais fechados e sem ventilação, principalmente no inverno;

* Lavar as mãos com água e sabão frequentemente e sempre que for cuidar da criança e dos alimentos;

* Estar em dia com o calendário de vacina da criança;

* Consumir muita água;

* Manter uma alimentação equilibrada;

* Evitar choques bruscos de temperatura, como por exemplo a criança estar num ambiente quente e a seguir sair para um ambiente frio, ou chuvoso;

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados