Hoje dia 15 de Maio celebra-se o Dia Internacional da Família. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU e tem como objetivo destacar a importância do núcleo familiar na educação e estruturação do carácter e personalidade de uma criança.

O tema é propício para abordar algumas situações que tem decorrido no Brasil e em Portugal relativamente a jovens agressores que espancam, humilham, e destroem a vida de um colega da mesma turma ou um colega da mesma escola. Jovens sem limites e fruto da educação omissa que muito se tem presenciado nos núcleos familiares de diversas classes sociais. Sim, porque por favor não venham me dizer que esses jovens que praticam Bullying com tanta naturalidade são oriundos somente de famílias de baixa renda e classes menos favorecidas porque isso não é verdade. Vamos parar de apontar o dedo somente aos mais fracos ok?

eduque-seu-filho

Imagem: Site Pensador©

Este tipo de coisa tem ocorrido com frequência entre jovens de bom poder aquisitivo, que tem tudo do bom e do melhor, e que decidem se revelarem espancando o colega. Qual o motivo? Se auto-afirmar, mostrar-se o bom (ou a boazona) da turma, rebeldes sem causa, revolta interior, falta de objetivos, ter tudo do bom e do melhor? Não sei, mas provavelmente os pais destes meninos e meninas deverão saber. Será? Será que conhecem mesmo os filhos?

Pais e mães, por favor, que este Dia Internacional da Família não seja apenas mais uma das centenas de datas comemorativas no nosso calendário, que seja uma oportunidade para pais e mães olharem para os seus filhos com «OLHOS DE VER», ou seja, enxergue o comportamento, analise, observe, averigue, converse, ensine, eduque, transmita valores morais e éticos aos seus filhos.

Outro dia li uma frase muito interessante, desconheço o autor, mas dizia assim: “Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.”

Exatamente,  antes de reivindicar direitos e condições de vida, educação e todos os “etcs” que vemos diariamente, vamos EDUCAR para no futuro não nos arrependermos do ser humano que criamos e que deixamos aqui neste planeta Terra.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de