InícioEducaçãoDia do Índio - 19 de abril

Dia do Índio – 19 de abril

Publicado em

Em 1943, o então Presidente da República do Brasil, Getúlio Vargas, instituiu o dia 19 de Abril, como o Dia do Índio no Brasil. A data foi criada para relembrar o dia 19 de Abril de 1940, quando decorreu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.  O objectivo do Congresso era zelar pelos direitos dos indígenas na América.

Debret37

No Brasil existem dezenas e dezenas de tribos indígenas dentre as quais citamos os Aiçanãs, os Araras-do-pará, os Caiapós, os Cocamas, os Nambiquaras, os pataxós, os Potiguaras, os Tupinambás, que integram  quatro grupos ou nações indígenas, de acordo com as suas línguas: tupis-guaranis, jê ou tapuias, nuaruaques ou maipurés e  caraíbas ou caribas.

São dez os munícipios brasileiros com maior população indígena:

1- São Gabriel da Cachoeira (AM) – 76,31% da população é indígena
2- Uiramutã (RR) – 74,41% da população é indígena
3- Normandia (RR) – 57,21% da população é indígena
4- Santa Rosa do Purus (AC) – 48,29% da população é indígena
5- Ipuaçu (SC) – 47,87% da população é indígena
6- Baía da Traição (PB) – 47,70% da população é indígena
7- Pacaraima (RR) – 47,36% da população é indígena
8- Benjamin Constant do Sul (RS) – 40,73% da população é indígena
9- São João das Missões (MG) – 40,21% da população é indígena
10- Japorã (MS) – 39,24% da população é indígena

Se nós brasileiros queremos preservar a verdadeira história do Brasil, devemos então é fazer algo pelos povos indígenas que ainda habitam o Brasil, e deixarmos de lado a questão da colonização portuguesa, isso já lá foi há mais de 300 anos; e não podemos continuar colocando a culpa nos colonizadores pela situação atual do índio do nosso país. E hoje? Quem faz algo por eles, ou pelos menos para lhe garantir direito ao território onde vivem?

Vamos refletir e divulgar!

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados