No dia 20 de Novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, a data está inserida na  Semana da Consciência Negra; e foi criada com o objetivo de impulsionar a sociedade como um todo, a  refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

consciencia-negra

Dia da Consciência Negra

O dia 20 de Novembro, foi escolhido por ser também o dia da morte de Zumbi dos Palmares (último dos líderes do Quilombo dos Palmares), no ano de 1695. O dia tem um significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade do seu povo e como um símbolo de liberdade!

A Abolição da Escravatura no Brasil se deu no ano de 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea,  que extinguiu a escravidão no Brasil. Desde então o povo negro tem sofrido para obter direitos de igualdade com o homem branco; direitos estes, que todos os seres deveriam ter independente de serem brancos, negros, amarelos ou de outra raça.

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, tendo sido inserido nos curriculos escolares temas como História da África, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

A data é mais que propícia para  você conversar com seu filho sobre o tema ‘racismo’, e ensinar à ele que todos nós somos iguais. Assim desde pequeno ele vai aprender a respeitar o coleguinha de escola que é negro, e principalmente ver que o coleguinha que tem uma cor de pele diferente, é um ser humano como ele que tem pele branca; e que o coleguinha não é inferior por ser diferente. Ao contrário disso, o coleguinha da escola de cor negra, é amigo, inteligente, estudioso, gosta de brincar, tem sentimentos, fica feliz, chora, sofre como qualquer pessoa.

Dia da Consciência NegraVamos divulgar a data não somente como meramente a comemoração de mais um dia qualquer, que apenas homenageia um povo, mas que efetivamente nada significa. Vamos divulgar a data e de fato fazer com que a população brasileira se conscientize de que somos todos iguais independente da cor de nossa pele. Vamos lutar também pelos direitos dos negros brasileiros, assim como lutariamos pelos direitos do brancos.

Perante Deus, somos todos iguais e irmãos em Cristo! Pense nisso!

Fonte: IBGE

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ