No dia 05 de Setembro comemoramos o Dia da Amazônia, e também temos a chegada da Primavera no dia 21 de Setembro, portanto Setembro é um lindo mês para falarmos acerca da preservação da natureza. O Dia da Amazônia foi um projeto de lei de 2003 do deputado Humberto Miquiles que foi sancionado pelo Presidente Lula. A Amazônia é a maior reserva natural do planeta Terra e é ela quem  proporciona o equilíbrio ambiental de todo o mundo.

Esta obra encontra-se no domínio público porque foi criada pela NASA

A Floresta Amazônica ocupa metade do território brasileiro e grande parte da américa do sul,  tem mais de 5 milhões de kilómetros de extensão e é a maior bacia hidrográfica do mundo. Isso quer dizer que é lá que está  boa parte da reserva de água  doce do planeta Terra. Por isso devemos preserva-la e divulgar programas de preservação da natureza; para que assim todos possam se conscientizar que se a Floresta Amazônica acabar poderá com ela se acabar também  a vida no planeta Terra.

Amazônia - Foto de Cesar Paes Barreto - Wikipédia

O clima da região Amazonica é quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo e seu ecosistema é gigantesco com diversas espécies raras de animais, vegetais e plantas diversas, e minérios. Muitas destas plantas raras que lá se encontram são utilizadas em larga escala pela indústria farmacêutica na produção de remédios. Infelizmente nos dias de hoje a Amazônia tem sido violentamente devastada pelo desmatamento, pela caça e pesca predatória, pela disputa de terras, e pela extinção de diversas espécies raras de animais.

Não basta apenas instituirmos um dia para falar sobre isso  se a população e os nossos governantes não se conscientizarem disso,  e não tomarem medidas urgentes para preservar o que temos de mais precioso no planeta,  que é a natureza. Furacões, maremotos, invernos rigorosos, calor excessivo, fogo nas matas em todo o planeta devido ao clima seco; tudo isso é consequência das agressões que a natureza sofre ocasionada pelo HOMEM.

Faça a sua parte e divulgue entre seus colegas e na sua escola uma campanha para a preservação da Floresta Amazônica.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Insira o seu Nome