InícioEducaçãoDeixar de Roer as Unhas | Onicofagia

Deixar de Roer as Unhas | Onicofagia

Publicado em

Já ouviu falar em onicofagia? Se a resposta foi não pense novamente, onicofagia nada mais é do que o ato de roer as unhas. Algumas pessoas tem este hábito e  geralmente quando se está nervoso é que se roe  mais as unhas, isso porque o ato de roer as unhas está relacionado a problemas emocionais, como o nervosismo.

A Onicofagia pode se manifestar em crianças, adolescentes ou adultos. Quase sempre as crianças começam  a criar o hábito de roer as unhas por volta dos  ou 5 anos de idade. E é justamente nesta época que você tem que prestar atenção para que o simples ato de levar a mão à boca não se torne um vício.

O ato de roer as unhas, por mais inocente que possa parecer, pode causar sérias lesões as unhas e em volta delas já que as pessoas que roem as unhas, geralmente roem até que saia sangue. As unhas então  adquirem uma tendência a ficar  tão curtas que não crescem mais como deveriam crescer. E não adianta parar de roer as unhas, uma vez machucada a raiz da unhas, ela não voltará mais ao normal. O melhor mesmo é nunca criar esse hábito.

Os dedos também tendem a tomar uma forma irregular ficando com as pontas arredondadas demais ou com aspecto ‘curvo’, tudo isso ocasionado pelas lesões provocada ao redor das unhas pelo ato de roer.

Onicofagia é o nome dado ao hábito de roer unhas!
Onicofagia é o nome dado ao hábito de roer unhas!

O  hábito de roer as unhas não cria só esses problemas, já que quem rói pode ter problemas com infecções bacterianas e virais ou prejudicar os dentes, a boca e as cutículas, além do aparelho digestivo e provocar infecções na garganta e no intestino. As mãos e unhas estão em contacto com tudo que tocamos no decorrer do dia, portanto em sua superficie existem bactérias que ocasionam infecções e outras doenças.

Então, muito cuidado e preste atenção ao primeiro sintoma de que o seu filho vai roer as unhas, já que ele pode estar suscetível a males piores do que ficar com as unhas pequenas demais.

Você pode lançar mão de esmaltes com gosto ruim ou até mesmo aquelas famosas receitas caseiras para fazer com que a criança fique com o dedo longe da boca. Mas acima de tudo, você deve atacar o problema pela raiz, a ansiedade. As crianças ansiosas roem muito mais as unhas do que as que são mais calmas.

Então é aconselhado que um psicólogo acompanhe a pessoa ou a criança para tratar a fonte da ansiedade. Há vários tratamentos que podem ser feitos, mas sempre aconselhado por um médico. Roer as unhas não é somente um hábito constrangedor, mas é  acima de tudo um vicio que deve ser combatido.

E deixar de roer as unhas não fácil. É preciso ter consciência de que roer faz mal para a saúde e para a estética. E tentar combater o problema na origem dele, e tentar achar o motivo da angustia, nervosismo e a ansiedade. Só cuidando desses fatores é que uma pessoa vai parar de roer as unhas e ter a saúde em dia.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados