Há vários elementos que envolvem um casamento e a cerimônia religiosa, um desses elementos são os pajens e as daminhas de honra. Se o seu filho ou filha foi convidado para participar da cerimônia, é bom que você conheça alguns detalhes.

No casamento, a regra é a noiva decidir se terá ou não,  damas de honra e pajens na cerimônia. Vale lembrar também que a única obrigação da noiva com o pajem e com a dama de honra é fornecer o buquê e o  arranjo de cabeça, o resto da indumentária fica a cargo dos pais das crianças. Por isso mesmo que esses quesitos devem ser deixados bem claros quando a noiva for convidar uma criança para ser dama de honra ou pajem. Caso você tenha dúvidas, não hesite em perguntar e esclarecer tudo com a noiva.

É claro que nada impede que a noiva ou o casal de noivos se responsabilizem por todos os gastos com relação às roupas da dama ou pajem. O que a noiva também deve lembrar, é que as damas e os pajens não estão acostumados com o estilo de roupa que deverá ser usado na cerimônia do casamento. Por isso, preste bem atenção ao modelo e a qualidade da roupa e do tecido.

O casal também deve prestar atenção com relação a idade da dama de honra e do pajem, já que as crianças menores de 4 anos não sabem o que está acontecendo e também podem não se comportar como a noiva deseja.

Por isso o ideal é escolher crianças que já tenham idade suficiente para perceber o que se passa ao redor e qual a finalidade e função da dama de honra ou do pajem. Se escolher crianças com idade inferior a 4 anos, fique ciente de que as coisas podem não correr como você espera; ou seja,  na hora a criança pode desatar a chorar e não querer entrar; ou até mesmo sair correndo pela nave da igreja sem qualquer explicação, portanto esteja preparada para os imprevistos.

Crianças com idade inferior a 4 anos podem não perceber o que se passa a sua volta, por isso esteja preparada para alguns imprevistos.

Trajes da dama de honra e do pajem

Tradicionalmente, as damas de honra e os pajens têm o traje pré-definido, que não muda muito, apenas ganha detalhes conforme o desejo da noiva e até mesmo da decoração da cerimônia e afins.

Existia antigamente uma regra onde as damas de honra deviam vestir obrigatoriamente trajes brancos ou no máximo em tom pastel ou pérola; essa regra ultimamente tem sido quebrada e já vemos trajes em tons de salmão, amarelo, verde água e até tons suaves de azul, elas poderão usar modelos que sejam simples e não muito chamativos.

Na parte da tarde podem ser usado tecido de organza, tafetá e cetim. Em cerimônias realizadas à noite, as damas podem usar detalhes em renda e fitas de cetim. Se for inverno, a noiva pode pedir que sejam usados detalhes em veludo, para que a dama de honra não sinta frio. As luvas longas são proibidas, prefira as mais curtas, já que as crianças se incomodam com elas.

As saias e os vestidos não devem arrastar no chão, no máximo na altura da canela para que a criança não tropece e ande com mais confiança. A noiva pode usar buquezinhos feitos das mesmas flores que irá compor o seu buquê. Já para os pajens, os noivos podem decidir qual será a cor do traje dos meninos. Geralmente se usa tons escuros e as camisas brancas. As meias podem ser brancas e os sapatos de amarrar, na cor preta.

Se os meninos forem muito pequenos ou tiverem até 4 anos de idade, as calças podem ser curtas, cobrindo apenas os joelhos. Para meninos maiores, já se usa as calças compridas clássicas e comuns. As damas de honra podem ter idade de 14 anos até 23 anos de idade. Muitos casais optam por levar crianças, já que elas ficam sendo como se fossem miniaturas dos próprios noivos. O estilo do vestido das meninas é basicamente o do vestido das noivas. Os meninos podem seguir a regra do traje do noivo, mas tudo depende da idade do pajem.

Cabe a mãe da criança conversar com a noiva antecipadamente para acertar detalhes do traje, bem como informar-se sobre a necessidade de que a criança participe de algum “ensaio” para que no dia do casamento não se sinta perdida e sem saber como agir.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ