A Crisma é o segundo Sacramento da Igreja Católica Apostólica Romana, denominado como “Sacramento da maturidade cristã”,  feito a partir dos 17 anos a jovens já batizados.

Crisma  significa a confirmação de um compromisso pessoal com Cristo e com a comunidade cristã, efetivado anteriormente pelo Batismo. É a ratificação das promessas batismais efetuadas pelos pais e padrinhos no dia do seu batismo.

A jovem ou o jovem que vai ser crismado, deve ter um padrinho ou madrinha de Crisma (que podem ser os mesmos do batismo), cuja tarefa é zelar para que ele cumpra fielmente  as obrigações inerentes a este Sacramento Cristão.

Quem ministra a Crisma é o Bispo e para que o jovem possa receber a Crisma é necessário comprovação através da certidão de que foi batizado na Igreja Católica quando pequeno.

Para receber a Crisma é necessário que os jovens passem também por um cursinho preparatório, onde serão relembrados os ensinamentos da Igreja Católica.

As tradições familiares inerentes a Crisma são iguais as tradições do batismo. Assim como no batismo os pais podem optar por uma celebração familiar após o término da cerimônia religiosa.

Informe-se em sua Igreja sobre as regras a serem seguidas quanto a roupa e outras orientações inerentes a esta cerimônia. Os jovens já tendo poder de decisão poderão escolher o tipo de lembrancinha  a oferecer aos familiares, exatamente como foi oferecida no Batismo.

Sugestões de Lembrancinhas para Crisma:

– Terços
– Mini Biblias
– Medalhas do Anjo da Guarda
– Marcadores de Livros com temas cristãos
– Anjos
– Velas decorativas
– Porta Retrato alusivo ao tema Crisma
– Enfeites em forma de pombinha branca

A Crisma, assim como o batismo e a primeira comunhão é uma cerimônia muito bonita e uma etapa muito importante na vida de um cristão.  🙂

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

45
Deixe um comentário

31 Comentários da discussão
14 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
39 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Lana

Olá, meu filho foi crismado, por uma pessoa que não era católica , desta forma ela não faz com que ele se firme no batismo. Creio que isso seja um motivo forte para que eu e ele possamos anular a crisma dele e escolhermos uma pessoa católica que faça com ele siga o mesmo caminho dele, dos pais , enfim a mesma religião. Peço ajuda!
Esta pessoa além de não ser católica, não gosta dele e nem dos pais dele, ela nos enganou e precisamos nos afastar dela.

Lana, como sempre sugiro aqui nos comentários, você poderia conversar com o padre que realizou a crisma e explicar para ele a situação. Ele poderá lhe orientar em como proceder e dirá se pode ou não anular a crisma.

luana

legal gostei

Muriel

EU vou fazer o ultimo encontro do crisma e eu acho que já estou preparado para receber o dom de Deus eu me preparei por 2 anos sendo que eu comecei a fazer com 15 anos e vou me crismar com 17 mais para mim eu acho que já estou pronto pois eu sei tudo que a Catequista me ensinou eu só tenho a agradecer ela MUITO OBRIGADO se não fosse ela eu não taria pronto para me crismar…

juliana

0i sou juliana mas gostaria de saber que nao sou crismada mas posso ser madrinha de crisma de um menina

Juliana, que eu saiba para ser madrinha não é preciso ter sido crismada.

juliana

mas so tenho 15 anos

Neste caso Juliana, eu creio que vc não pode, mas sugiro que pergunte na paróquia do seu bairro 🙂

FLÔR DA GRAÇA MENDES

Fazer a Crisma para mim é confirmação do batismo e dar continuidade à vida cristã aos jovens, tão necessária nos dias de hoje.
Minha filha está se preparando, ela é Down trm 17 anos, ( Bibiana), gosta muito das aulas e sonha com o dia 13 de janeiro de 2013 dia da Crisma.

Teresina, 24/09/2012

Flôr da Graça