InícioGravidezCongelamento de óvulos - Alternativa para adiar a maternidade

Congelamento de óvulos – Alternativa para adiar a maternidade

Publicado em

As prioridades das mulheres mudaram muito ao longo dos anos. Antigamente, no tempo de nossas avós, o casamento e os filhos eram os melhores caminhos para uma vida feliz. Hoje tudo mudou. Não que a família não seja importante, mas a vida profissional também ganhou lugar nessa coleção de prioridades. Fora as viagens, o estudo, a diversão… E com isso dúvidas surgem: qual o melhor momento de engravidar? Deixo para mais tarde? E quais os riscos da gravidez mais tardia? Por conta disso, muitas mulheres têm optado pelo congelamento do óvulo, procedimento cada vez mais comum no Brasil e no mundo.

A técnica de congelamento melhorou muito nas últimas três décadas. Se na década de 80 somente 10% dos casos davam certo, hoje esse número aumentou para 30% a 40%, segundo a Dra. Ana Lucia Beltrame, especialista em Reprodução Humana. “A técnica mudou, a qualidade do congelamento também, e o procedimento tornou-se mais simples. Na vitrificação, os óvulos são congelados com uma velocidade extremamente rápida, o que reduz danos durante o processo. Hoje o armazenamento de 6 a 10 óvulos é suficiente para uma gestação”, garante.

congelamento ovulo dra lucia beltrame
Dra. Ana Lucia Beltrame

É preciso ficar atenta a quem a técnica é indicada: para mulheres que têm histórico de menopausa precoce entre os familiares; para as que passarão por quimioterapia ou radioterapia; que tem mais de 35 anos, sem parceiro, que desejam conservar sua fertilidade; e para casais que obtiveram óvulos em excesso durante um processo de fertilização in vitro.

Não existe uma idade máxima para que você opte pelo congelamento, mas é necessário estar ciente de que passar pelo procedimento depois dos 40 anos vai resultar em um óvulo mais velho, que pode não se tornar um embrião. “Uma boa faixa etária para ‘guardar’ o óvulo seria abaixo dos 35 anos. Quando a mulher congela o óvulo com mais de 40, há somente 10% de chance de a fertilização dar certo”, explica.

E quanto tempo o óvulo pode ficar congelado? “Durante anos. Quando o procedimento é bem feito, ele preserva as suas características e pode ser utilizado anos mais tarde. Assim que passou pelo procedimento, o óvulo não envelhece mais e suas características são mantidas. Posso dizer que 80% a 90% sobrevivem após o descongelamento”, responde a Dra. Ana Lucia Beltrame.

Congelamento de óvulos

Fonte: Rojas Comunicação

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados