É muito comum as mães definirem qualquer criança que é ativa demais como sendo uma criança hiperativa. Mas as crianças que são hiperativas são caracterizadas pela atividade ininterrupta, ou seja, a criança é ativa nas 24 horas por dia; isso mesmo, a criança hiperativa é ativa até mesmo dormindo. A criança hiperativa é tão ativa que ela chega até a exaustão, mesmo que o corpo não agüente mais nenhuma atividade, a mente ainda pede mais.

A hiperatividade da criança é geralmente fruto de algum distúrbio como TDAH, ou distúrbios de aprendizagem e comportamento como já citamos anteriormente aqui no Big Mãe. A Hiperatividade por si só não é uma doença, por isso  precisa se tomar cuidado com o diagnostico de crianças hiperativas.

Antes de qualquer coisa é preciso que os pais sejam amorosos e compreensivos, irritar-se ou gritar com a criança não vai ajuda-la em nada, ao contrário pode deixa-la muito mais agitada e nervosa. Por isso seja paciente, e para que você consiga lidar bem com a situação peça orientação de um profissional competente.

Abaixo temos um vídeo onde podemos ver dicas para lidar com crianças hiperativas, em relação a medicação, eu sou totalmente contra, acho que há outras formas de se lidar com esta situação, mas esta é apenas a minha opinião pessoal.

As crianças hiperativas geralmente apresentam sono agitado, mesmo tendo várias atividades durante o dia; ela parece que nunca fica cansada. No sono, é comum você encontrar o seu filho em posição invertida na cama ou tendo espasmos e tiques durante o sono.

A criança hiperativa precisa de um ambiente acolhedor em casa. Não adianta os pais se irritarem, isso não ajudará em nada!

Caso você perceba que a criança é muito agitada durante o dia, mas dorme normalmente e tem um sono tranqüilo, o que você precisa fazer é desenvolver atividades para que ela gaste toda a energia durante o dia. Mas, caso você note algum desses sintomas no seu filho, procure um terapeuta ou o pediatra dele. Depois de diagnosticado o distúrbio precisa ser tratado para que ela possa gastar toda a energia de maneira adequada e poder ter um bom sono restaurador a noite.

Veja abaixo sugestões de atividades:

Você mesma pode desenvolver atividades que preencham o dia da criança, como teatro de fantoches, uma ida ao parque e outras opções que cansem a mente da criança e assim ela possa descansar a noite e repor as energias para ter um bom dia.

No caso da hiperatividade na escola, o ideal é você encaminhá-lo ao psicopedagogo que vai analisar o caso e passar atividades e exercícios para que ele controle a hiperatividade dentro da sala de aula e possa aprender melhor, além de não atrapalhar os colegas de sala.

Pode obter maiores informações também em: – Portal da Criança – Crianças Hiperativas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

84
Deixe um comentário

58 Comentários da discussão
26 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
64 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Tâmara

olá! eu tenho um filho assim, foi diagnosticado uma epilepsia que não cai nem espuma, fica estático ou começa a saltar do nada. Em função disso creio eu que ficou hiperativo tbm, não sei mais o que fazer, não para quieto, come demais, parte as coisas, risca os cadeirões, faz tanta coisa ao mesmo tempo, eu não consigo aguentar o pico dela, fico estressada , chingo, dou umas palmadas nele, agora estou a me tornar numa pessoa ansiosa, já não consigo controlar a minha ansiedade. preciso de dicas ou sites que falem sobre esses assuntos por favor. Bjnhos e mta… Ler mais »

martha

Meu filho nao para Quieto em canto nenhum e correndo direto nao cansa ..nao faz nada na escola faz má criação …o que fazer

Nádia

Boa tarde, meu filhote tem cinco e entrou no 1.o ano da escola, já na 1.a semana a professora nos chamou para conversar. Sitou que é muito amoroso e atencioso com os amigos, porém muito ansioso, agitado, desatento, com falta de atenção, citou a hiperatividade. O que eu já esperava pois ele é muito bonzinho mas sempre apresentou esses aspectos, até dormindo range os dentes e se movimenta bastante. Esperei atingir os cinco e entrar nesse convívio mais social para com outras percepções de professora, diretor, colegas ter a certeza da necessidade ajuda, agora gostaria de saber o passo inicial… Ler mais »

Olá Nádia, infelizmente hj em dia mtas crianças são rotuladas como portadoras de hiperatividade, e mtas vezes não são. Um neuro irá receitar remédios. Sou totalmente contra isso. Sugiro começar por um psicólogo que provavelmente irá analisar não só o comportamento dele, mas tb o ambiente familiar, como ele reage em casa, fora de casa, com familaires, com amiguinhos, etc.

Angélica Maciel

Bom dia, Tenho filho de 6 anos e ele faz terapia com psicologa e terapeuta ocupacional. Ele toma remédio daforin. hiperativo 2º grau. dúvida tenho direito ao auxilio doença????

Nagila souza santod

Oi tudo bom ? Eu tenho um filho de 3 e desde de bebê ele sempre foi muito agitado, não se interessa por atividades nenhum, só quer mexer onde não deve como por exemplo privada, torneira, fogão e ele não senta um só segundo. Eu tento brincadeiras com ele , mas sem susseso ele me xinga, bate,grita eu coloco de castigo e não adianta eu olho bem nos olhos dele e falo bem firme com ele, so que ele rir da minha cara como se nada estivesse acontecendo. Ele é o meu único filho eu tenho 28 anos e sou… Ler mais »