Infelizmente nem todo casamento tem um final feliz. Há casais que resolvem tomar um rumo separado na vida. Nestas horas você precisa ter calma e explicar da melhor forma para o seu filho o porquê da decisão de vocês para que ele nem se sinta culpado, muito menos rejeitado.

Saiba que, se você e seu marido terminarem o relacionamento de forma madura, sem brigas e de comum acordo podem reduzir e muito os efeitos negativos dessa notícia para o seu filho. Algumas dicas e orientações podem te ajudar na hora de dar essa difícil notícia para ele.

Primeiro e o mais importante é que você deixe claro para o seu filho que não foi ele que provocou a separação e assim vá explicando então porque razões vocês estão se divorciando; tudo de forma saudável e seguindo o bom senso. Nada de contar pormenores intimos e acusar o seu marido disso e daquilo, o seu filho sempre será seu filho e filho do seu marido.

Nunca o impeça de expressar os sentimentos dele em relação à separação, muito menos minta ou negue informações. Só a partir do momento que ele for compreendendo é que ele poderá assimilar melhor a ideia.

Sempre demonstre amor e seja sensível e segura nas reações que seu filho demonstrar. É claro que para cada fase da vida dele você terá uma maneira de contar e em seguida uma reação especifica; esteja atenta para estar de acordo com a idade dele.

Mantenha sempre a rotina da casa a qual ele está habituado e deixe que ele leve o tempo que for preciso para assimilar o acontecido. A discussão pela guarda do seu filho deve sempre manter um tom racional e sempre colocar ele primeiro lugar o seu filho. Tudo tem que atender as necessidades dele neste momento.

Deixe sempre que ele mantenha contato com o pai ausente; você deve também estabelecer um contato regular para deixá-lo a par do que acontece na vida de vocês. Nunca, em hipótese alguma fale mal do pai dele ou peça para que ele tome partido de algum dos lados. Não jogue ele contra o pai e não deixe que seu ex-companheiro faça o mesmo; seu filho não é campo de batalha.

Caso você ou seu marido comecem outro relacionamento, deixe claro que o padrasto ou madrasta não estará para tomar o lugar do pai dele. Explica que isto é natural e que o novo parceiro só veio para somar na vida de vocês, nunca para substituir.

Não tente comprar a compreensão e o amor dele com presentes, muito menos faça todas as vontades dele só para não se sentir culpada em relação à separação. Seu filho tem que entender sem ser comprado. E por fim sempre dedique algum tempo sozinha a ele para que não se sinta rejeitado.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3
Deixe um comentário

2 Comentários da discussão
1 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
3 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Cristiane

esta sendo muito dificil pq fazem 5 meses apenas, e minha filha só tem cinco anos.. Ela diz q eu e o pai temos q ser namorados sempre.. q ele tem q morar c a gente etal.. agora ele esta namorando mas ela nao sabe ainda ele a apresentou como amiga dele. Ela tem uma filha q se tornou amiga dela, e esta feliz c isso, e me faz feliz tb. Só que ela insiste. Conversei, falei q eu e o papai brigavamos muito, mas agora esta melhor, pq nao existem mais brigas e q somos amigos. Ela chorou nesta… Ler mais »

Olá Cristiane,
com o tempo sua filha vai se acostumar, é natural que a criança demore a aceitar, mas com jeitinho e conversando com ela; aos pouquinhos ela compreenderá. Seu ex-marido tb pode dar uma ajuda e conversar com ela com jeitinho, creio que a separação é recente, e ela conviver com a outra namorada é um pouco cedo. Acho que aí caberá o bom senso do pai tb. 🙂

alicia

ola gostaria que ajudassem estou separada a 1 mes e pouco e o meu ex marido ja tem outra pessoa e quer le ver o meu filho a conhece-la, devo deixar ele levar o nosso filho de 2 anos para junto da nova companheira?
ainda está tudo muito fresco só aconteceu a 1 mes…..
por favor ajudem-me respondam pro meu email.
obrigado