InícioFamíliaComo explicar para o seu filho o divórcio?

Como explicar para o seu filho o divórcio?

Publicado em

Infelizmente nem todo casamento tem um final feliz. Há casais que resolvem tomar um rumo separado na vida. Nestas horas você precisa ter calma e explicar da melhor forma para o seu filho o porquê da decisão de vocês para que ele nem se sinta culpado, muito menos rejeitado.

Saiba que, se você e seu marido terminarem o relacionamento de forma madura, sem brigas e de comum acordo podem reduzir e muito os efeitos negativos dessa notícia para o seu filho. Algumas dicas e orientações podem te ajudar na hora de dar essa difícil notícia para ele.

Primeiro e o mais importante é que você deixe claro para o seu filho que não foi ele que provocou a separação e assim vá explicando então porque razões vocês estão se divorciando; tudo de forma saudável e seguindo o bom senso. Nada de contar pormenores intimos e acusar o seu marido disso e daquilo, o seu filho sempre será seu filho e filho do seu marido.

Nunca o impeça de expressar os sentimentos dele em relação à separação, muito menos minta ou negue informações. Só a partir do momento que ele for compreendendo é que ele poderá assimilar melhor a ideia.

Sempre demonstre amor e seja sensível e segura nas reações que seu filho demonstrar. É claro que para cada fase da vida dele você terá uma maneira de contar e em seguida uma reação especifica; esteja atenta para estar de acordo com a idade dele.

Mantenha sempre a rotina da casa a qual ele está habituado e deixe que ele leve o tempo que for preciso para assimilar o acontecido. A discussão pela guarda do seu filho deve sempre manter um tom racional e sempre colocar ele primeiro lugar o seu filho. Tudo tem que atender as necessidades dele neste momento.

Deixe sempre que ele mantenha contato com o pai ausente; você deve também estabelecer um contato regular para deixá-lo a par do que acontece na vida de vocês. Nunca, em hipótese alguma fale mal do pai dele ou peça para que ele tome partido de algum dos lados. Não jogue ele contra o pai e não deixe que seu ex-companheiro faça o mesmo; seu filho não é campo de batalha.

Caso você ou seu marido comecem outro relacionamento, deixe claro que o padrasto ou madrasta não estará para tomar o lugar do pai dele. Explica que isto é natural e que o novo parceiro só veio para somar na vida de vocês, nunca para substituir.

Não tente comprar a compreensão e o amor dele com presentes, muito menos faça todas as vontades dele só para não se sentir culpada em relação à separação. Seu filho tem que entender sem ser comprado. E por fim sempre dedique algum tempo sozinha a ele para que não se sinta rejeitado.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados