Costuma-se dizer que filho único ou filha única é sempre o reizinho ou a princesinha da casa; o mais paparicado(a) e mimado(a), isso nem sempre é verdade. Mas por muitas vezes, criar o filho único ou filha única é uma tarefa difícil, já que se você ceder à todos os desejos do pimpolho ou da pimpolha, ele ou ela, pode crescer como um adolescente mimado e se tornar um adulto emocionalmente instável. Por isso que limites sempre são necessários.
Toda mãe quer proteger o seu filho, então é comum que as crianças que são filhos únicos sejam mais mimados e protegidos ao extremo, dado que a mamãe só tem um filhote à se preocupar. Mas se a mãe souber dosar essa proteção, a criança não terá problemas ao longo de sua vida. Essa super proteção do filho único tem nome: “síndrome do filho único”, ela por vezes é diagnosticada assim por psicólogos.
Geralmente as crianças com essa síndrome apresentam mau comportamento, egoísmo, dificuldades em aceitar o não, timidez e apego excessivo aos pais tendendo sempre a ser o centro das atenções. Outras tendem à agressividade e enfrentam pai e mãe com objetivo de fazer valer suas vontades.
A pior parte é quando o pai e mãe tentam negar que mimam excessivamente o filho, e pior ainda quando ‘fecham’ os olhos para o comportamento rebelde que o filho ou filha apresenta para com eles e para com os familiares, colegas, professores e vizinhos.
O primeiro passo para criar um filho único é deixar bem claro para a criança a opção sua de ter somente um filho, mas que isso não significa que a criança terá tudo o que ela quiser. A criança não deve ser tratada como se fosse o centro das atenções.
Outro passo a seguir é nunca fazer todas as vontades nem ceder a todas as chantagens da criança; nunca se renda aos lamentos do seu filho ou filha, por mais cruéis que eles possam parecer, só assim você o estará educando bem; fazendo com que ele aprenda que não pode ter tudo o que quer e que o “não” tem que ser aceito tão bem quanto o “sim”.
O filho único tem que aprender a ser independente logo assim, só assim ele vai ficar menos dependente de você ou do pai, aprendendo desde cedo que apesar dele ser o reizinho da casa, ele tem tarefas e deveres a cumprir no lar.
Você também deve incentivar que o seu filho único tenha muitos amigos e brinque bastante. Não é raro você reparar que os filhos únicos se parecem mais adultos do que a idade que tem. É por esse motivo que você deve fazer com que ele viva intensamente cada idade, que ele brinque muito e tenha vários amigos.
Os presentes só devem ser dados nas datas especiais ou por merecimento, nunca para compensar a falta de um irmão ou para agradá-lo com medo que ele se sinta rejeitado. Aliás, essa regra vale para todas as famílias, independente do número de filhos que tenham.
Educar dá trabalho e muitos pais preferem encher a criança de presentes do que ter de conversar e explicar o que pode e o que não pode. Se você ceder a todas as vontades do seu filho ou filha poderá ter grandes problemas num momento onde terá de dizer um ‘não’, ou numa situação onde você não seja capaz de ‘satisfazer’ as vontades do filho ou filha.
Por isso nada melhor do que ser extremamente realista e de fato se preocupar com o ‘tipo’ de educação que você está dando, e com o tipo de ‘ser humano’ que você está fomando. Sim exatamente isso, você é responsável pela formação do carater e personalidade do seu filho ou de sua filha, por isso esteja atento ao que você lhe ensina.
Lembre-se sempre de que você é o espelho para o seu filho, ele terá sempre a tendência a repetir os seus comportamentos, por isso se quiser realmente educar o seu filho ou filha, esteja também atento ao próprio comportamento. Não adianta cobrar se você não dá bom exemplo!
Sugestão para Leitura: – Dizer não pode ser saudável!
Boa noite!!! Tenho um filho de 8 anos, ele é otimo no colégio, não tem problemas pra estudar ou fazer dever de casa ou me obedecer. É sempre muito educado, mas infelismente está batendo em um colega no colégio, já conversei, já pus de castigo, já cancelei joguinho. Não sei mais como agir, alguém tem alguma sugestão?
Olá Andreia, tente conversar com seu filho e perguntar o que se passa para que ele haja desta forma com o coleguinha dele. Algo deve ocorrer para ela agir assim, não acha? 🙂
Olá pessoal, tenho um filho de 1 ano e 2 meses. Minha mãe morou conosco desde o nascimento dele até 1 mês atras. Agora estou sozinha com ele e sinto que ele esta mal acostumado, pois não fica sozinho nem por 5 minutos, esta comigo o tempo todo, não brinca sozinho nem fica em algum comodo da casa sozinho. Voces saberiam me dizer se isso é normal? E tem alguma dica pra acostumá-lo a brincar sozinho?
Penso que ele se acostumou a ter sempre alguem com ele. Eu sei que nessa idade nem devemos deixar a criança muito tempo só, mas eu queria ao menos poder fazer o almoço com tranquilidade, pois ele fica na cozinha comigo mexendo em tudo e querendo colo. Espero que possam me ajudar. Obrigada, Evelyn.
Evelyn, sim é mais do que normal ele querer companhia, ele é ainda mto pequenino.
Uma solução boa são aqueles cercadinhos onde podemos por o bebê dentro com alguns brinquedinhos p/ q ele
possa se distrair enqto vc faz a comida. Coloque ele na sala numa posição onde seu filho possa te ver na cozinha.
Assim ele fica sentadinho, vc pode fazer a comida tranquilamente e ele não se sente sozinho.
E realmente ele é mto pequeno p/ que seja deixado a brincar sozinho em qualquer cômodo da casa por mais seguro que possa parecer. Já imaginou se ele põe algo na boquinha e vc não está por perto?
Isso é apenas uma das coisas, não é p/ ficar paranóica, mas é sempre bom ter o bebê debaixo dos nossos olhos 😉
boa noite
tenho uma bebê de 1 ano e 1 mês, ela é muito esperta e inteligente, mas também muito zangada, quando quer uma coisa e digo não, começa a chorar ou fica teimando, falo firme com ela. As vezes obedece de prontidão, mas as vezes é preciso gritar ou até mesmo dá uma palmada pra ela parar. Em certas situações falto enlouquecer só com ela, porque o pai dela não me ajuda em nada. E sei que é muito dificil educar uma criança, mas ela é bem educada, e acho que já sabe coisa até demais prá idade dela. Procuro ensinar muitas coisas a ela, o que pode e o que não pode. Mas sei que tenho que respeitar o espaço dela, para poder educá-la melhor….Beijos e obrigada pela atenção..
Tenho um filho só de 5 anos, ele é muito curioso e aprende tudo com muita facilidade.
A professora até me disse que ele faz perguntas difíceis de responder, como por exemplo, como a energia chega até o ventilador e se a tomada é 110 ou 220v. Mas em contra partida ela tem reclamado que ele não cria vinculo com nenhuma criança na sala de aula, ele não tem um amigo específico. Ele é uma criança que se recusa a ir em aniversários quando os pais não podem ir, mesmo sabendo que os amiguinhos da escola estarão lá. O que posso fazer para ajudá-lo?
Valeria, nao vejo isso como um problema é importante respeitr a personalidade do seu filho e tentar não força-lo a participar de situações que ele não gosta, creio que forçar só piora a situação.Tente covnersar com ele e perceber pq ele age assim, pergunte mais sobre como são os coleguinhas dele, de quem ele gosta mais e porque? De quem ele gosta menos e porque? Talvez assim vc consiga entender pq seu filho age assim. Boa sorte 🙂
bom dia,
meu filho tem 16 anos sempre foi estudioso mais nos ultimos 2 anos perdeu o intesse pelos os estudos não sai gosat de sair é fica o tempo todo em casa envita ir a festas dizendo que nimguém conversa com isso também aconteçe na escola fica irritado quando falo para ele fazer um esforço e tentar iniciar uma conversa com colegas da escola muitas vezer já vi chorando não sei como ajudar meu filho ele é filho unico
preciso de uma orientação obrigada
SOU MÃE DE FILHA ÚNICO E TENHO ACHADO MUITO DIFICIL EDUCAR,POIS O MINHA FILHA ESTA NUMA FAZE DE REBELDIA, DE TEIMOSIA E RESPONDONA SEM FIM, JA PERDI A CONTA DOS CASTIGOS E DE TIRAR AS COISAS QUE ELE MAS GOSTA DE FAZER ELA TEM 5 ANOS E FICO PENSANDO SE NÃO TEM UM MEIO DE SE EDUCAR QUE EU POSSA FAZER
Ola, tenho um filho de 6 anos na ultima semana todos os dias recebi reclamação da profª, pque meu filho não assumi responsabilidade na hora de fazer as tarefas.Eu acho que ele ainda não assimilou que esta no 1º ano, pois so quer saber de brincar, ele não tem dificuldade p/ fazer as atividades so que na hora que eh p/ fazer ele brinca e não faz.Ela me disse que o unico problema dele eh a falta de “responsabilidade”.O que devo fazer?
Olá Marli, a criança tem que aprender a ter responsbilidade dentro de casa, apra depois exercer na escola. Comece por conversar com ele e juntos encontrarem em casa atividades pelas quais ele será responsável diariamente como arrumar a cama, arrumar o quarto, guardar os brinquedos, cumprir horários, fazer as tarefas de casa. Quem sabe assim gradativamente ele compreenda que todos nós nesta vida temos nossas obrigações e isso começa desde pequenino.
Ola, preciso de orienta;’ao, tenho uma filha [unica de 10 anos, at[e aos 8 anos ela era bem dedicada aos estudos, a mim, agora sinto que a cada dia que passa ela se distancia mais e mais de mim, vivo chamando aten;ao dela pra responsabilidade, ela [e me olha sempre com olhar de reprova;’ao, s[o me faz carinho quando quer algo, antes dava tudo que me pedia, depois passei a dar somente quando merece, e isso ficou complicado. Estou sem emprega tbm, sempre teve alguem pra fazer as coisas em ksa, agora sou eu quem tem que fazer, e por pedir sempre sua ajuda, isso aborrece muito. Ser[a que estou fazendo tudo errado
tenho um unico filho de 6 anos… esta muito dificil educa-lo pois ele é muito timido e com isso o leva a ser muito sentido, pois toda vez que vou lhe reprimilo ele chora compusivamente e ele mesmo se diminui se comparando a outra criança obediente… alem disso ele é teimoso e muito nervoso… as veses me fecho no quarto para me alcamar e ate choro sem saber o que fazer para que ele entenda…que quando é não é não…
minha filha tem 5 anos,ela já foi mais terrivel, nossa não aguento mais reclamação de creche que minha filha não quer estudar, bate nos amiguinhos ela só quer brincar, ela é muito agitada nao seii oque fazer me ajude. ela faz aula de teclado, mas tem dia que nem tocar ela quer.. Ela fica mais agitada perto de criança, quando esta só eu e meu marido ela é mais bosinha só anda de bicicleta assiste desenhos e filmes, mas quando peço p/ forrar cama e ajudar ela nao faz.