Como educar filhos

Filhos e Filhas, tê-los é sem dúvida uma dádiva, criá-los é uma missão que nos foi designada,  e a qual devemos cumpri-la dando-lhes o nosso melhor. Criar e educar filhos abrange fatores maiores do que meramente vesti-los, alimenta-los e prover os seus estudos.

Criar filhos e filhas, para além das atribuições como alimentar,  dar estudos, comprar roupas, dar brinquedos; abrange educá-los para a vida.

Como educar os nossos filhos?

Educá-los para a vida consiste em transmitir-lhes noções morais,  noções do que é certo e errado,  é cultivar o respeito ao próximo, seja este próximo jovem ou idoso. Parece que atualmente alguns valores que no passado eram tão importantes têm sido deixado de lado, em prol do consumismo exacerbado, em prol do se dar bem a qualquer preço, mesmo que isto signifique prejudicar alguém.

Valores totalmente erróneos que podemos observar no comportamento de alguns jovens.

Penso que nas décadas de 50/60 a juventude tinha uma ‘bandeira’, tinha um ‘objectivo’ por lutar,  tinha intrinsecamente valores que lhes foram transmitidos por pais, criados em décadas passadas.

Décadas onde uma palavra valia mais do que qualquer papel escrito. Isto não significa que no passado não houvessem pessoas de má índole e sem valores, mas penso que havia uma maior preocupação com a família, com o respeito, com o convívio familiar.

A família era a base da sociedade, a vida dentro de casa era prezada e valorizada; e a educação (moral) a herança mais preciosa que um pai podia deixar aos seus filhos. Felizmente ainda podemos ver pais que se preocupam em criar filhos e filhas, íntegros, conscientes do que é a vida, e sabendo discernir o mal do bem.

Só nos resta esperar que a consciência de alguns ‘pais’ aumente e os mesmos mudem de atitude enquanto ainda é tempo. Lembre-se que a educação é o bem precioso que você pode deixar aos seus filhos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Marisa

Socorro! Tenho um irmão que tem 2 filhos. Um de 18 anos e uma de 15 anos. O menino já chegou até bater no meu irmão porque achava que ainda não era hora de dormir e queria continuar na internet. Já a menina, não sai da barra da sia da mãe. Está cada vez mais gorda. Sua mãe, dorme o dia todo e a noite, fica assistindo tv ou fica na internet. Meu irmão não tem mais vontade de voltar pra casa, porque vê o que minha cunhada tem feito, como por exemplo; deixa que eles não tomem banho porque… Ler mais »

Marisa, já vi casos semelhantes ao do seu irmão. Infelizmente é ele próprio quem tem de ser forte para decidir e tomar uma atitude na vida. Se a sua cunhada não o respeita e diz que ele não pode dar palpites pq não ganha o suficiente? Que tal se fosse ela trabalhar em vez de ficar dormindo o dia todo? Mas isso quem tem de dizer á ela é o seu irmão. Se ele não tiver forças p/ resolver a vida dele, ninguém fará por ele. Filhos se voltarem contra ele? Um dia os filhos dele irão se casar e… Ler mais »

margareth christina

tenho uma unica filha ela tem 10anos .ELA TODO DIA FAZ BIRRA QUE NAO quer usar o uniforme da escola,acha feio acabo ficando nervosa choro nao reclama de estudar, mas o unifome na quer usar.ELA E LINDA FICA MAIS LINDA COM A ROUPA DA ESCOLA E ACHA que ta feio . presciso de uma ajuda estou ficando estresada

felipe barbosa

Você não tem que fazer seu marido ir contra os filho dele e sim educalos e faze-los entender que eles tem que te respeitar tambem para que você tambem seja feliz. Num relacionamento os dois tem que serem satisfeitos.

felipe barbosa

Evelyn, você pensou bem no que eu te escrevi? É facil escrever qualquer baboseira pra voce, mais acontece que eu vivi essa pagina também, e sei que é muito delicado esse essunto. Eu tambem sofri com a cituação. Só não deixe de viver a sua família. Os problemas dos outros não são prioridade e sim os da nossa família, você me entende? Você, seus filhos e marido. Mesmo que ele tenha filhos com outra, não os desprese…não que você teja despresando, mais saiba impor o respeito, afinal de contas você tem que ter a voz ativa tambem. Quando o respeito… Ler mais »

felipe barbosa

Oi Evelin, a sua cituação não merece o termino de um relacionamento, e sim a tentativa de conciliação. Veja bem, Quando você foi ter com seu marido ele já tinha as crianças. Você não pode largar tudo por causa de uma cituação problematica que vem de outro relacionameto dele. Converce com ele e estabeleça limites, pois se você desistir assim estará desestruturando a sua familia tembém e repetindo o mesmo erro do seu marido com a ex dele. Ore a Deus e dedique-se em resolver esse problema mais terminar talvez não seja a melhor solução. A não ser que não… Ler mais »