Bonsai é uma palavra japonesa que significa “árvore na bandeja”, e o Bonsai é exatamente uma réplica de uma árvore grande, só que em miniatura e inserida numa vaso pequeno. O Bonsai, assim como a Ikebana, é considerada uma arte, já que as plantas em miniatura surgem a partir de cuidados e técnicas específicas, realizadas e conseguidas pelo homem.

Para se obter um Bonsai são necessários anos de cuidados, no que envolvem a poda regular das raízes e desbastação da copa, o que resulta num consumo menor de água e nutrientes que altera o processo natural do crescimento da árvore, fazendo com que ela se torne um Bonsai; ou uma planta em miniatura. Atualmente há muitos mestres em Bonsais, e a técnica pode ser aprendida por qualquer pessoa que aprecie jardinagem e tenha o mínimo de conhecimento no assunto.como-cuidar-de-um-bonsai

Bonsai (Wikipédia) ©

Historiadores citam que a arte nasceu na Tailândia, porém foram os chineses os primeiros a cultivarem árvores e arbustos em vasos de cerâmica, tendo como objetivo estimular a meditação; daí a coligação entre o Bonsai e a religião oriental. Posteriormente o Bonsai foi levado para o Japão e nas últimas 2 décadas, o cultivo do Bonsai conquistou adeptos em todo o mundo.

Um Bonsai deve ter de 30 a 60cm de altura, e deve possuir todas as características que a árvore em tamanho normal teria. Existem 4 tipos de Bonsais e são classificados como:

Mame, com até 12cm;
Shohin, com até 25cm;
Chuin, que chega a 45cm;
Chumono, até 90cm;

Existem também diferentes estilos de Bonsais que são conseguidos através das técnicas que são utilizadas na poda da raiz e da copa. Por exemplo para se conseguir o estilo Moyogi, o tronco do Bonsai deve ter um crescimento
sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que cresce. Já no estilo Fukinagashi, o Bonsai, ou árvore em miniatura parece que foi “varrida” pelo vento; no estilo Chokan o crescimento é regular, e a espessura do tronco começa grossa pela raiz e torna-se mais fina no alto do Bonsai. Como citado, estes efeitos são conseguidos em razão da aplicação da técnica correta da poda e nos cuidados com o Bonsai no decorrer dos anos.

Alguns Bonsais podem custar milhares de dólares, e é bom estar atento já que nem toda árvore em miniatura é mesmo um Bonsai; por isso sugere-se que se adquira em lojas especializadas.

Como cuidar de um Bonsai

O bonsai é uma planta ou uma árvore em miniatura delicada e por isso é necessário trata-la como tal. Um Bonsai é uma obra de arte que demorou muitos anos para ser conseguido e portanto deve ser tratado com todo cuidado.

– Dependendo da espécie o Bonsai necessita de 2 a 4 horas de exposição solar diariamente. Pode ser exposto ao sol pela manhã e após as 16 horas.

– Para que todo o Bonsai receba a luz, gire o vaso, para que a luz do sol incida igualmente em todos os lados do vaso.

– Durante o “banho de sol” coloque o vaso do Bonsai sobre uma superfície de madeira, já que a madeira não absorve o calor do sol e assim não esquenta “de baixo para cima”, como aconteceria com uma superfície de metal ou de pedra.

– A rega deve ser feita com regularidade, observando para que o solo não fique encharcado de água, o que poderia levar ao apodrecimento da raiz.

– Você deve adubar seu Bonsai regularmente, para tanto solicite informações sobre como proceder, no local onde você comprou ou em lojas especializadas.

– A poda deve ser feita por pessoas que tenham conhecimento na arte do Bonsai, não arrisque fazer sozinho ou sem antes receber orientações de um especialista em Bonsai.

– Para que seu Bonsai tenha vida longa é muito importante você informar-se sobre a qual espécie ele pertence e como deve ser cuidado, já que cada espécie pode requerer cuidados diferenciados.

Obtenha mais informações em:

Associação Lusitana de Bonsai

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de