Sempre ficamos felizes ao receber flores, e quase sempre a emoção ao recebe-las é tão grande que nosso primeiro pensamento era eterniza-las e mante-las sempre lindas; bem, sabemos que é impossível mante-las vivas por muitos e muitos dias, mas é possível prolongar a vida das flores tomando alguns cuidados.

Como cuidar das suas flores?

Saiba que há alguns cuidados básicos que fazem com que as flores consigam aguentar muitos dias sem perecer. A primeira dica é coloca-las num jarro com água assim que você as receber, mas antes corte com uma tesoura a pontinha do caule em ângulo inclinado e retire as folhas que ficarão abaixo da linha d’água; isso evita que bactérias se acumulem sobre as folhas e crie mal cheiro.

como-cuidar-das-suas-flores

Troque a água do jarro se possível todos os dias, se for difícil fazer a troca diária, faça a cada dois dias, ou seja, dia sim, dia não. Ao trocar a água, lave o jarro internamente com sabão e água abundante para eliminar as bactérias que ficaram acumuladas na água anterior.

Relativamente a exposição solar, flores que estão plantadas em vasos com terra, procure deixa-las expostas ao sol no máximo até às 9h00 da manhã, ou após às 16h00, quando a intensidade dos raios solares são mais fracos. Quanto as flores que estão em um jarro dentro d’água não as exponha diretamente a luz solar. O ar condicionado também não é benéfico para as flores, já que faz com que elas se desidratem rapidamente e consequentemente venham a morrer.

Para prolongar a vida das suas flores você poderá utilizar algumas “receitinhas caseiras” que aprendemos com nossas avós, como adicionar algumas gotinhas de água sanitária (Cândida ou Qboa)  na água ou quando trocar a água poderá também colocar no jarro algumas pedrinhas de gelo para refresca-la. Poderá optar também por adquirir compostos conservantes de flores, que podem ser encontrados facilmente em forma de sachês ou líquido, e são muito eficientes.

Quando perceber que uma das flores começa a murchar, retire-a imediatamente do vaso, para que o gás etileno libertado por ela, não faça as restantes flores murcharem. Outra dica é manter as flores longe das frutas, já que algumas frutas como a maçã, a banana ou a pêra também libertam gás etileno, que ocasiona a “morte” prematura das flores.

Observe as pétalas e folhas que estão a envelhecer e retire-as com cuidado para não estragar toda a flor, isso ajuda a manter-la viva por mais tempo. Se você seguir estas pequenas dicas poderá prolongar a vida de suas flores em até uma semana a mais do que o tempo habitual de vida das mesmas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de