InícioFilhos e FilhasComo criar filhos sem medos

Como criar filhos sem medos

Publicado em

Livro – Como criar filhos sem medos: um guia para mães, pais, cuidadores e profissionais de vacinação. (Editora Hyria) – Autora: Maria Cristina Martins Alvarenga –  Mestre pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp/EPM, enfermeira, Especialista em Saúde Pública, e mãe em tempo integral.

Nenhuma mãe ou pai esquecem a primeira noite em casa dos filhos, o primeiro banho, os primeiros passos… Todos esses momentos são ansiosamente aguardados por eles e ficam carinhosamente na memória! Mas, quando se trata da primeira vacina a situação muda completamente. São vários medos, dúvidas, inseguranças, e logo surge a imagem de uma agulha pontuda e de seu “pequeno” aos prantos! Pensando nisso, Maria Cristina Martins Alvarenga, especialista em saúde pública e mãe, publicou pela Editora Hyria seu primeiro livro, Como criar filhos sem medos: um guia para mães, pais, cuidadores e profissionais de vacinação.

Como-criar-filhos-sem-medos-livro

Muito mais que um guia, esse livro pode ser importante aliado para pais, mães e cuidadores no momento da vacinação. Afora ajudar a tornar o momento da vacina mais natural e tranquilo, a autora traz dicas importantes para auxiliar na superação dos medos, a começar pela vacina. Afinal, quem nunca pensou em oferecer compensações aos filhos para que eles ficassem quietos no momento de tomar as vacinas? Ou usou frases como: “Se você não comer tudo, vou te levar para tomar injeção”. Cristina Alvarenga apresenta essas e outras situações em seu livro, com base em mais de 25 anos de experiência em campanhas de vacinação.

Ademais, oferece informações sobre as possíveis reações às vacinas e como proceder; quais vacinas devem ser administradas de acordo com a faixa etária; o que deve constar na carteirinha de vacinação, entre outras. Ainda, é possível encontrar lista com os principais sites e telefones úteis da área da saúde para consulta nos “Apêndices”. Os quadros, ilustrações, informações e a própria linguagem com que a autora se comunica com os leitores, de maneira clara, simples e precisa, ajudam na compreensão, facilitam a busca por informações e, principalmente, tranquilizam mães, pais e cuidadores.

Maria Cristina Martins Alvarenga também apresenta alguns mitos e verdades sobre as vacinas, a importância dos pais no momento da vacinação, dicas e recomendações para os profissionais de vacinação, algumas vacinas oferecidas na rede pública e na rede particular, “O que faz o cliente sair feliz da sala de vacinação”, algumas curiosidades… Provavelmente, você já ouviu falar que os bebês reconhecem o cheiro da mãe, mas sabia que eles também reconhecem o odor do pai e de outras pessoas? No Capítulo 1, no tópico “Os bebê sabem muito mais do que imaginamos…” é possível encontrar mais informações.

É comum ter medo, mas quando os pais procuram informar-se, entender e acompanhar os serviços e procedimentos realizados pelos profissionais, ficam atentos às orientações, transmitem mais tranquilidade, o que pode auxiliar na superação dos medos. Como diz a autora no Capítulo 3, Medo e ansiedade: a importância dos pais no momento da vacinação, “A criança não aprende sozinha a ter medo! Sei que nem sempre temos noção disso, mas nossos filhos aprendem conosco, até a sentir medo”.

Para ter acesso a todas essas informações, sobre o livro Como criar filhos sem medos: um guia para mães, pais cuidadores e profissionais de vacinação, acesse o site da Editora Hyria (www.ehyria.com.br) ou procure nas livrarias.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados