Você voltou da consulta do oftalmologista e o diagnóstico foi que o seu pequeno precisa de óculos. Você mal saiu em busca da armação e da encomenda das lentes e já sente que ele fará certa resistência em  usar os óculos. É fato, as crianças não gostam de usar óculos, mas eles são necessários para o bom aprendizado do seu filho e para que ele corrija um problema que pode se agravar com o tempo se não for remediado desde cedo.

Alguns truques e dicas podem te ajudar a fazer com que o seu pequeno perca a vergonha e passe a gostar de usar o tão necessário óculos. A melhor dica para essas situações é dizer para ele que ele parece muito mais inteligente usando os óculos. E isso não é técnica não, é cientificamente comprovado que pais que dizem isso aos filhos com idade entre seis e dez anos obtêm um resultado muito positivo e os pequenos passar a usar o acessório sem demora.

Quando a criança vai escolher a armação dos óculos ele não está muito preocupado com o modelo e sim como vai se parecer quando tiver que usar o dia todo; a queixa mais freqüente é que ele vai ficar feio. Então mais do que parecer bonito ou feio, diga que o filho fica mais inteligente. Assim ele ganha mais confiança na hora de escolher e usar o acessório.

Você também tem um papel importante nessa hora. Usar óculos não é o fim do mundo, nem ocasião para desespero. Haja como se isto fosse uma prazerosa e gostosa novidade para vocês. Fique entusiasmada e comece a falar das armações, de tudo o que o óculos vai proporcionar de bom na vida do seu filho, incluindo a parte de que ele vai parecer mais inteligente. Seja sincera com ele e não mostre a parte menos boa de se usar óculos, foque nas partes boas.

Vá junto com ele a ótica e com calma escolha a armação, tudo em tom de brincadeira e bem descontraído. Deixe que ele demore o tempo que precisar e experimente diversas  armações; diversão é a chave do sucesso. Faça a festa na ótica, opine e deixe que ele tenha o controle da situação.

Somente preste atenção na hora da escolha, já que você deve preferir materiais leves e flexíveis e pontes anatômicas para não machucar o nariz e ainda ficarem confortáveis. Do resto, é só deixar a imaginação dele se soltar e ele se ver no espelho com qual ele fica mais confortável. Se sentindo seguro na escolha, certamente ele ficará mais seguro em usar.

Assista os vídeos abaixo que dão excelentes dicas sobre óculos para crianças:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de