InícioFamíliaComo Adotar Uma Criança

Como Adotar Uma Criança

Publicado em

A maioria das mulheres sonha em serem mães, não é mesmo? Mas às vezes não podem realizar esse sonho naturalmente e recorrem a um gesto nobre de amor e carinho: a adoção. Como adotar uma criança?

Você já deve ter tido o seu coração amolecido pela imagem de uma criança indefesa abandonada em um abrigo, mas sempre imaginou que o processo de adoção fosse algo complicado, demorado. Mas com alguns passos simples você pode ficar mais perto de adotar e aumentar sua família, ou até mesmo, começar uma.

Primeiro você deve procurar o juizado da Infância e da Juventude para entrar no Cadastro Nacional de Adoção; é sempre bom ligar antes para saber a relação dos documentos que você deve levar.

Depois, no cadastro, você pode indicar o perfil da criança que você tem em mente e gostaria de adotar. Podem ser escolhidos o sexo, idade, tipo físico e as condições de saúde.

Depois disso, num prazo de até dois meses você passará por uma entrevista com a psicóloga, para que ela conheça seu estilo de vida, renda financeira e estado emocional. Uma assistente social também visitará a residência para confirmar que está em condições de receber uma criança.

Depois de tudo isso, um juiz vai dar um parecer no prazo de 1 mês. Se você estiver aprovada vai receber o Certificado de Habilitação para Adotar, que é válido por dois anos.

Pronto, com o certificado você está automaticamente na fila para adoção e vai aguardar até que uma criança com o perfil que você escolheu apareça. A espera neste caso vai depender de qual perfil você escolheu. Há pedidos que demoram até 5 anos.

Existe todo um processo de averiguação a seu respeito e quando a criança aparecer, você pode levá-la para casa e dentro de 2 anos você terá a guarda definitiva. Depois da guarda definitiva, o juiz expedirá uma nova certidão de nascimento onde você pode escolher até um novo nome para a criança. Essa certidão já virá com o seu sobrenome.

E por fim, se você ainda tem dúvida de que adotar é bom, lembre-se que amor e carinho não dependem da genética.

Manual Como Adotar uma Criança

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados