A maioria das mulheres sonha em serem mães, não é mesmo? Mas às vezes não podem realizar esse sonho naturalmente e recorrem a um gesto nobre de amor e carinho: a adoção. Como adotar uma criança?

Você já deve ter tido o seu coração amolecido pela imagem de uma criança indefesa abandonada em um abrigo, mas sempre imaginou que o processo de adoção fosse algo complicado, demorado. Mas com alguns passos simples você pode ficar mais perto de adotar e aumentar sua família, ou até mesmo, começar uma.

Primeiro você deve procurar o juizado da Infância e da Juventude para entrar no Cadastro Nacional de Adoção; é sempre bom ligar antes para saber a relação dos documentos que você deve levar.

Depois, no cadastro, você pode indicar o perfil da criança que você tem em mente e gostaria de adotar. Podem ser escolhidos o sexo, idade, tipo físico e as condições de saúde.

Depois disso, num prazo de até dois meses você passará por uma entrevista com a psicóloga, para que ela conheça seu estilo de vida, renda financeira e estado emocional. Uma assistente social também visitará a residência para confirmar que está em condições de receber uma criança.

Depois de tudo isso, um juiz vai dar um parecer no prazo de 1 mês. Se você estiver aprovada vai receber o Certificado de Habilitação para Adotar, que é válido por dois anos.

Pronto, com o certificado você está automaticamente na fila para adoção e vai aguardar até que uma criança com o perfil que você escolheu apareça. A espera neste caso vai depender de qual perfil você escolheu. Há pedidos que demoram até 5 anos.

Existe todo um processo de averiguação a seu respeito e quando a criança aparecer, você pode levá-la para casa e dentro de 2 anos você terá a guarda definitiva. Depois da guarda definitiva, o juiz expedirá uma nova certidão de nascimento onde você pode escolher até um novo nome para a criança. Essa certidão já virá com o seu sobrenome.

E por fim, se você ainda tem dúvida de que adotar é bom, lembre-se que amor e carinho não dependem da genética.

Manual Como Adotar uma Criança

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1
Deixe um comentário

1 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
1 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
POLIANA APARECIDA MAIA DOS SANTOS

COMO FAÇO P ADOTAR UMA CRIANÇA ONDE DEVO IR LEVAR QUAIS DOCUMENTOS