Flores, plantas e ervas são utilizadas há muitos séculos para diversas finalidades, a principal finalidade é beneficiar a saúde. Conhecimento passado de geração em geração pelos nossos ancestrais, ainda hoje os chás de ervas ajudam em muitos problemas de saúde.

Porém apesar de sabermos que alguns chás são benéficos para a saúde, lembre-se, antes de consumir qualquer tipo de chá é bom saber que alguns não são indicados para gestantes, crianças, idosos e pessoas que sejam portadores de algumas doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, problemas renais ou problemas no fígado.

Pessoas que fazem uso de remédios como anti-coagulantes, anti-plaquetários, remédios para controlar a pressão arterial, e remédios contra depressão também devem consultar o médico antes de ingerir alguns tipos de chá; já que alguns pode afetar no efeito do remédio, minimizando ou potencializando a ação do mesmo.  Por isso esteja atenta.

Nunca deixe de consultar o seu médico. Todo e qualquer tratamento natural deve ser informado ao seu médico.

Vejamos abaixo alguns chás que podem ajudar a melhorar uma indisposição passageira, um mal estar estomacal, uma cólica, uma constipação, e até mesmo acalmar os nervos.

beneficios-cha

Chá de Guaco

O guaco é uma planta medicinal utilizada contra gripe, infeccões respiratórias e bronquite. Cientificamente já está provado que o guaco apresenta propriedades medicinais expectorantes e broncodilatadoras, sendo indicado no combate à tosse, asma, rouquidão e outros sintomas associados à gripes e resfriados. O guaco também é usado para tratar reumatismo, infecções intestinais e cicatrizar ferimentos. Para adoça-lo utilize mel.

Chá de Erva Doce

O chá de erva doce também conhecida como funcho ou anis doce, é excelente para problemas digestivos e cólicas intestinais. Têm função calmante, digestiva e anti-inflamatória, combate a acidez estomacal, contribui para o emagrecimento, alivia os gases e controla a tensão arterial.

Chá de Eucalipto

O chá de eucalipto é benéfico para combater gripes e resfriados. Utilize o mel para adoça-lo. É amplamente usado no tratamento de doenças como asma, bronquite, sinusite e rinite. O chá de eucalipto não é indicado para mulheres grávidas ou no período de amamentação. Crianças menores de 2 anos também não devem consumir o chá de eucalipto.

Chá de Poejo

O chá de poejo é utilizado para aliviar a cólica menstrual, a azia, a má digestão, a insônia e os gases. O chá de Poejo deve ser evitado por mulheres grávidas.

Chá de Folha de Abacateiro

O chá com a Folha do Abacateiro, é benéfico para problemas de cistite, uretrite e outras doenças relacionadas ao sistema urinário.

Chá de Alumã

Alumã, também conhecido como Boldo Baiano, é uma planta comumente encontrada no Brasil e na África. Em doses moderadas beneficia no controle da azia, da gastrite, atuando como estimulante da digestão e do apetite.

Chá de Açafroa

Açafroa também conhecida como cúrcuma, turmérico ou ainda Açafrão da Terra, é uma planta da família do gengibre e geralmente encontrada na região Asiática. Atua como digestivo e ativador da função hepática.

Chá de Alecrim

Auxiliar na digestão, dor de cabeça de origem estomacal e enxaqueca. O Chá de Alecrim combate gases, é bom para o fígado, rins, intestino, depressão e insónia.

Chá de Coentros

O Coentro é amplamente utilizado em receitas culinárias, porém seu chá é um excelente diurético, também benéfico para problemas estomacais, atuando contra a ansiedade, e ajudando a controlar o apetite.

Chá Verde

O Chá Verde é indicado para ativar o metabolismo e ajudar na queima de gorduras. Benéfico na prevenção de algumas doenças como o cancer. Ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDL.

Chá Branco

Previne o envelhecimento e doenças cardiovasculares, queima gorduras e contém elevada taxa de antioxidantes.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário

  Subscrever  
Notificação de