InícioGravidezComo organizar um Chá de Bebê: as melhores dicas

Como organizar um Chá de Bebê: as melhores dicas

Publicado em

O fim da gravidez é um momento de muita ansiedade e a hora de organizar o Chá de Bebê ou de Fraldas ou de Revelação. Caso ainda esteja na dúvida sobre qual destes é o ideal para você, explicamos de maneira bem simples, mas objetiva. Todos são em comemoração a chegada do mais novo membro da família e apenas muda o nome e digamos que, a temática.

O Chá de Bebê é aquele que geralmente a mãe pede para os convidados trazerem presentes variados (mamadeiras, roupas, fraldas e acessórios, por exemplo). Já o Chá de Fraldas, como o próprio nome já diz, os presentes são as fraldas, de diversos tamanhos. O Chá Revelação, com relação aos presentes, inclui tudo. A diferença é que esta data será a revelação do sexo do bebê: menino ou menina? Neste caso, as mamães podem organizar como uma das brincadeiras do Chá de Bebê, a revelação (seja por cor de balões, do recheio do bolo ou de uma roupinha).

3 passos para organizar o Chá de Bebê

organizar o chá de bebê

Agora é só copiar esta lista e fazer o “check” de tudo aquilo que você precisa para que a primeira festa do seu filho seja inesquecível.

1º Fazer a lista de convidados

A primeira grande dúvida de como organizar o Chá de Bebê é se ele deve ser uma festa exclusiva para mulheres. Não! Toda a família é bem-vinda.  Faça uma lista e decida quem você irá convidar, de acordo com a sua ideia de comemoração: mais íntima ou para todos!

2º Escolher a data, hora e o local

Os primeiros meses de gravidez são de adaptação e fases de enjoo para algumas mulheres. E nos últimos, de desconforto. Por este motivo a organização é fundamental. O sétimo mês de gestação é um dos mais escolhidos. Por isso, defina o local (de acordo com o número de convidados) e o horário. Quanto a hora, você decide.

  • Manhã: almoço ou churrasco;
  • Tarde: churrasco ou lanches;
  • Noite: petiscos ou jantar.

A parti desta definição, já pode pensar no que irá servir aos convidados durante o evento. Não se esqueça de pensar em você. Evite as frituras para não se sentir indisposta. Pode optar ainda por pedir aos convidados para levar a bebida ou algum petisco.

3º Decidir a decoração e brincadeiras

Aqui você vai escolher como irá decorar a sua festa e como irá animá-la. Afinal, existem diversas brincadeiras para fazer durante o Chá de Bebê que envolvem, não apenas a mãe e o pai, mas também todos os convidados. No início deste texto há um link com alguns exemplos para se inspirar!

Veja também: As mais lindas lembrancinhas de Chá de Bebê

Mais dicas de organização do Chá de Bebê

enxoval do bebê

Nesta fase as mamães costumam estar com a cabeça a mil, preparando tudo para o grande dia. Por isso é bem comum esquecer de algum detalhe ou até mesmo ficar estressada. Como este não é o objetivo, nomeie uma pessoa da sua confiança para te ajudar nesta tarefa e peça que ela te ajude a colocar todas estas dicas em prática para o seu Chá de Bebê.

1. Convites

Não é ma regra, mas grande parte das mamães mencionam qual é o presente. Não precisa ficar com vergonha ou receio de pedir por algo, pois é muito comum. Se não quiser especificar o presente, escolha uma loja e deixar a sua lista – como as de casamento. São muitas as lojas que estão preparadas com listas deste tipo para te ajudar. Assim você deixa os seus convidados a vontade para escolher qual o presente querem dar para o seu bebê. Neste caso é bom pedir que elas deixem com você o cartão da loja onde compraram, assim facilita se você tiver que trocar algum item.

2. Presentes

Dê uma atenção especial à lista de presentes para o chá de bebê, pois é algo bem pessoal que envolve cores, modelos e estilo de roupas definidos pelo gosto do casal. Muitas vezes, na verdade, mais pelo seu gosto da mãe que pelo gosto do pai. Por isso é bom deixar bem claro para as convidadas quais são as suas preferências para que você não fique decepcionada for abrir o presente.

3. Tamanho

é bom também prestar atenção ao tamanho das peças, já que o seu bebê vai se desenvolver muito rápido no primeiro ano. Ao pedir pelos presentes, escolha peças de tamanhos variados, afinal você não sabe ao certo ainda qual o peso e tamanho que seu bebê vai nascer. Não opte por muitas peças de recém-nascido ou tamanho pequeno (P). Você corre o risco de não usar todas e acabar perdendo a roupa muito rápido.

4. Fraldas

A dica anterior também é valida para as fraldas. Elas devem ser de tamanhos e marcas variadas, assim você pode experimentar até descobrir qual se adapta melhor ao bebê. Se você vai acrescentar nesta lista outros itens de higiene, como shampoo, sabonetes e pomadas de prevenção de assaduras, reforce que estes devem ser hipoalergênicos e específicos para os bebês.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados