InícioBebêsCeia do bebê e dicas para ceia da futura mamãe

Ceia do bebê e dicas para ceia da futura mamãe

Publicado em

Fim de ano é sempre sinônimo de festas, reunião em família, prendinhas bonitas e momento de celebrar a boa mesa junto à família; por isso a Sempre Materna (Cursos para gestantes, mamães, bebês, cuidadores e vovós), hoje dá-nos dicas fabulosas para a ceia do  bebê e dicas para ceia da futura mamãe.

ceia do bebe e da futura mamae

Se o pequeno tiver mais de seis meses, já pode participar da ceia com papinhas especiais para a ocasião. Confira as dicas de receitas sugeridas pela nossa nutricionista Andressa Martins.

CEIA DO BEBÊ

Papinha de batata e peru

Para bebês de 7 a 9 meses. Rende aproximadamente 300 gramas.

Ingredientes

100g de peru cozido e cortado em cubinhos;

200g de batata cozida;

Água para processar.

Preparação:

Coloque metade do peru e da batata em uma vasilha e acrescente a água necessária para processar. Utilize um mixer de alimentos para obter a consistência de papinha. Repita o processo com a outra metade dos ingredientes.

Cuscuz de frango

Para bebês de 9 a 12 meses. Rende aproximadamente 4 porções.

Ingredientes:

100g de cuscuz;

20g de manteiga;

50g de alho-poró picado;

50g de peito de frango sem pele e cortado em cubos;

25g de cenoura descascada e em rodelas;

200ml de caldo de frango sem sal.

Preparação:

Derreta a manteiga em uma panela e refogue o alho-poró. Acrescente o frango e mantenha no fogo até que esteja cozido. Enquanto isso, cozinhe a cenoura até que ela amoleça (aprox. 10 min). Em uma panela fora do fogo, dissolva o caldo de frango em água fervente. Acrescente o cuscuz e deixe descansando por 3-4 minutos. Revolva um pouco com um garfo e acrescente o frango e a cenoura cozida. Para que fique menos consistente, bata tudo no liquidificador até que fique como uma papinha.

Frango com damasco

Para bebês de 7 a 9 meses. Rende 200 gramas, 3 porções.

Ingredientes:

1 peito de frango pequeno em cubos (aprox. 70g);

4 damascos secos;

1 chalota (ou cebola pequena);

1/2 canela em pau.

Preparação:

Pique a chalota. Refogue-a junto com os damascos e o frango em um pouco de azeite de oliva. Cubra com água e adicione a canela. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, até que os damascos amoleçam e o molho engrosse. Retire a canela. Misture tudo no liquidificador até obter consistência encorpada. Sirva com purê de batata.

Papinha rápida de banana e pêssego

Para bebês de 6 a 7 meses. Rende 250 gramas, 4 porções.

Ingredientes:

1 banana madura pequena (aprox. 100g);

1 pêssego grande e bem maduro (aprox. 150g), descascado e cortado em pedaços (ou meia lata de fatias de pêssego natural).

Preparação:

Descasque a banana e corte-a em pequenos pedaços. Coloque-os com as fatias de pêssego em uma vasilha e acrescente uma pequena quantidade de água ou de suco de pêssego. Misture no liquidificador até que se torne uma papinha.

DICAS PARA A CEIA DAS FUTURAS MAMÃES

Segundo a nutricionista, Andressa Martins, da equipe da Sempre Materna, moderação é a palavrinha mágica no dicionário da gestante. “Essa fase exige alimentação saudável e isso preconiza cuidados nas festas de final de ano que, em geral, são marcadas pelos excessos.”

Para que as grávidas não fiquem de fora da comemoração, a especialista indica alimentos saudáveis que podem fazer parte da ceia sem prejudicar mamãe ou bebê:

Frutas secas (amêndoas, avelãs, castanha de caju, castanha do pará, nozes, entre outras)

São alimentos ricos em fibra, gordura monoinsaturada, que é protetora contra doenças cardiovasculares, e em vitaminas do complexo B, vitamina E, ferro, zinco, magnésio, fósforo, selênio e cobre. A versão sem sal é mais saudável.

Carnes

Entre todas as opções, o peru é o mais ideal para consumo. Trata-se de carne branca, com pouca gordura e boa fonte de proteína. Evite comer a pele, pois ela concentra a maior parte da gordura saturada.

Arroz integral

É possível incrementá-lo com frutas secas, fica uma delícia! Além disso, o arroz integral contém fibras e vitaminas do complexo B, nutrientes importantes para o bom funcionamento do intestino e do cérebro, respectivamente.

Frutas

Use e abuse das frutas da estação, que estão mais doces e nutritivas, além de fornecerem sais minerais, vitaminas e fibras.

Dicas Extras

· Bebidas alcóolicas estão vetadas para gestantes em qualquer ocasião, pois podem causar problemas como má formação fetal e distúrbios motores.

· Prefira sucos naturais, água de côco e beba bastante água para se manter hidratada. Evite refrigerantes, mesmo os dietéticos.

· Escolha uma sobremesa doce apenas, pois o consumo em excesso não é recomendado para gestantes. Aliás, para ninguém.

Assessoria de Imprensa e Comunicação: Andrea Feliconio

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados