InícioBebêsCartilha do Hipotiroidismo Congênito

Cartilha do Hipotiroidismo Congênito

Publicado em

Já falamos aqui no Big Mãe sobre a importância do teste do pézinho logo na primeira semana de vida do recem nascido, não só para identificar a fenilcetonúria, mas também outros tipos de doenças, dentre elas o Hipotiroidismo Congênito. Durante um período de menos de três anos, o Brasil – que protegia apenas 24,2% dos seus recém-nascidos contra as gravíssimas conseqüências do hipotiroidismo – passou a proteger 89% dessas crianças.

Para ajudar a conscientização dos pais  Dr. Geraldo Medeiros Neto, professor de endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP, um dos grandes batalhadores brasileiros pela disseminação do chamado “Teste do Pezinho” em recém-nascidos; acaba de lançar a ‘Cartilha do Hipotiroidismo Congênito’.

cartilha hipotiroidismo
Capa da Cartilha Hipotiroidismo Congênito

A ‘Cartilha do Hipotiroidismo Congênito’ é em forma de história em quadrinhos e tem como objectivo esclarecer os pais e a população em geral sobre a importância que o teste do pezinho tem para a saúde do bebê. O teste detecta doenças como a fenicetonúria, hipotiroidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística e outras doenças que podem ser tratadas adequadamente quando detectadas precocemente.

teste pezinho
Teste do Pézinho

Dr. Geraldo Medeiros é presidente do Instituto da Tiróide, esclarece que o primeiro teste para detecção de hipotireoidismo, precisa ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê, e o tratamento precisa começar no máximo ao redor de um mês. E, em caso da doença, com um mês de idade, o bebê precisa passar a ingerir um comprimido diário (tiroxina) e visitar o médico pelo menos cinco vezes por ano, nos 12 meses iniciais.

Conheça a a Cartilha no site: – Instituto da Tiroide – Cartilha do Hipotiroidismo Congênito’

Fonte: Instituto da Tiroide

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados