Momento nostalgia no Bigmae.com, quem se lembra da ‘Cartilha Caminho Suave? Eu fui alfabetizada aos 5 anos através desta cartilha, e pelos dados estatísticos apresentados pelo Centro de Referência em Educação Mário Covas, cerca de 40 milhões de brasileiros foram alfabetizados através da ‘Cartilha Caminho Suave‘, desde 1948 até 1990.

caminho-suave
Capa da Cartilha Caminho Suave (Atual)

A autora Branca Alves de Lima (1911-2001) relatou em uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em 1997, que criou a cartilha observando a dificuldade de seus alunos, a maioria oriundos da zona rural, em conseguir aprender o alfabeto. Branca Alves de Lima então decidiu criar seu próprio método de alfabetização pela imagem, onde  a letra  “a” está inserida no corpo de uma abelha, a letra “b”, na barriga de um bebê; e assim por diante! A aprendizagem iniciava-se pelas vogais e somente depois é que a criança começava a aprender os encontros vocálicos e consonantais,  e depois a silabação.

caminho-suave-antigo
Capa da Cartilha Caminho Suave (Antiga)

Um método fácil, simples e que certamente marcou a infância de milhões de crianças brasileiras; até porque na década de 1950 e nas décadas seguintes não surgiu nenhum método similar que fosse eficaz e cumprisse o objetivo pretendido da educadora Branca Alves de Lima. O fenômeno editorial continuou por muitas décadas, e ainda nos dias de hoje, são vendidos anualmente cerca de 10.000 exemplares em todo o Brasil.

O mais interessante é que naquela época todo mundo aprendia a ler e a escrever direitinho, e não tínhamos nenhuma “tecnologia” a nossa disposição para facilitar a tarefa. Não haviam vídeos da Galinha Pintadinha, não haviam aplicativos para telemóveis que nos ensinasse nada e ainda assim aprendiamos e muito bem a lição. Hoje em dia o que me espante é com tantas facilidades e tecnologias e métodos pedagógicos avançados, bem como uma série de facilidades há crianças que chegam aos 10 anos sem saber ler e escrever; e as que sabem escrever cometem erros absurdos!  Enfim….tempos modernos não é?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ