Momento nostalgia no Bigmae.com, quem se lembra da ‘Cartilha Caminho Suave? Eu fui alfabetizada aos 5 anos através desta cartilha, e pelos dados estatísticos apresentados pelo Centro de Referência em Educação Mário Covas, cerca de 40 milhões de brasileiros foram alfabetizados através da ‘Cartilha Caminho Suave‘, desde 1948 até 1990.

Capa da Cartilha Caminho Suave (Atual)

A autora Branca Alves de Lima (1911-2001) relatou em uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em 1997, que criou a cartilha observando a dificuldade de seus alunos, a maioria oriundos da zona rural, em conseguir aprender o alfabeto. Branca Alves de Lima então decidiu criar seu próprio método de alfabetização pela imagem, onde  a letra  “a” está inserida no corpo de uma abelha, a letra “b”, na barriga de um bebê; e assim por diante! A aprendizagem iniciava-se pelas vogais e somente depois é que a criança começava a aprender os encontros vocálicos e consonantais,  e depois a silabação.

Capa da Cartilha Caminho Suave (Antiga)

Um método fácil, simples e que certamente marcou a infância de milhões de crianças brasileiras; até porque na década de 1950 e nas décadas seguintes não surgiu nenhum método similar que fosse eficaz e cumprisse o objetivo pretendido da educadora Branca Alves de Lima. O fenômeno editorial continuou por muitas décadas, e ainda nos dias de hoje, são vendidos anualmente cerca de 10.000 exemplares em todo o Brasil.

O mais interessante é que naquela época todo mundo aprendia a ler e a escrever direitinho, e não tínhamos nenhuma “tecnologia” a nossa disposição para facilitar a tarefa. Não haviam vídeos da Galinha Pintadinha, não haviam aplicativos para telemóveis que nos ensinasse nada e ainda assim aprendiamos e muito bem a lição. Hoje em dia o que me espante é com tantas facilidades e tecnologias e métodos pedagógicos avançados, bem como uma série de facilidades há crianças que chegam aos 10 anos sem saber ler e escrever; e as que sabem escrever cometem erros absurdos!  Enfim….tempos modernos não é?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Insira o seu Nome