InícioEducaçãoCartilha Caminho Suave

Cartilha Caminho Suave

Publicado em

Momento nostalgia no Bigmae.com, quem se lembra da ‘Cartilha Caminho Suave? Eu fui alfabetizada aos 5 anos através desta cartilha, e pelos dados estatísticos apresentados pelo Centro de Referência em Educação Mário Covas, cerca de 40 milhões de brasileiros foram alfabetizados através da ‘Cartilha Caminho Suave‘, desde 1948 até 1990.

caminho suave
Capa da Cartilha Caminho Suave (Atual)

A autora Branca Alves de Lima (1911-2001) relatou em uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em 1997, que criou a cartilha observando a dificuldade de seus alunos, a maioria oriundos da zona rural, em conseguir aprender o alfabeto. Branca Alves de Lima então decidiu criar seu próprio método de alfabetização pela imagem, onde  a letra  “a” está inserida no corpo de uma abelha, a letra “b”, na barriga de um bebê; e assim por diante! A aprendizagem iniciava-se pelas vogais e somente depois é que a criança começava a aprender os encontros vocálicos e consonantais,  e depois a silabação.

caminho suave antigo
Capa da Cartilha Caminho Suave (Antiga)

Um método fácil, simples e que certamente marcou a infância de milhões de crianças brasileiras; até porque na década de 1950 e nas décadas seguintes não surgiu nenhum método similar que fosse eficaz e cumprisse o objetivo pretendido da educadora Branca Alves de Lima. O fenômeno editorial continuou por muitas décadas, e ainda nos dias de hoje, são vendidos anualmente cerca de 10.000 exemplares em todo o Brasil.

O mais interessante é que naquela época todo mundo aprendia a ler e a escrever direitinho, e não tínhamos nenhuma “tecnologia” a nossa disposição para facilitar a tarefa. Não haviam vídeos da Galinha Pintadinha, não haviam aplicativos para telemóveis que nos ensinasse nada e ainda assim aprendiamos e muito bem a lição. Hoje em dia o que me espante é com tantas facilidades e tecnologias e métodos pedagógicos avançados, bem como uma série de facilidades há crianças que chegam aos 10 anos sem saber ler e escrever; e as que sabem escrever cometem erros absurdos!  Enfim….tempos modernos não é?

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados